Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: 14º salário do INSS liberado em novembro? Saiba quem vai receber

O 14° salário do INSS é aguardado por diversos segurados, principalmente aqueles que têm grandes planos para os valores que serão liberados.

O número de pessoas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) já passa dos 30 milhões, sendo que, do total, mais da metade ganha um salário mínimo. Por isso, é de se esperar que o 14° salário do INSS seja tão aguardado pelos segurados, principalmente por aqueles que têm grandes planos para os valores que serão liberados.

Após o Governo Federal investir na criação e ampliação de alguns programas sociais, os segurados do INSS ficaram na expectativa de que o 14° salário também ganhasse atenção da União. De fato, depois que os novos benefícios foram anunciados, o projeto de lei que trata do dinheiro extra para o público chegou a avançar. Mas será que esse adicional vai ser liberado em novembro? Saiba!

14º salário do INSS liberado em novembro?

Atualmente, o 14° salário do INSS segue sem previsão de ser aprovado. Isso porque o Projeto de Lei 4.367/2020, que trata do abono, aguarda criação de Comissão Temporária pela MESA desde agosto deste ano.

O PL é de autoria de Pompeo de Mattos (PDT-RS) e é uma alternativa à crise desencadeada pela pandemia da Covid-19 após o Governo Federal adiantar o repasse do 13° salário. A intenção era de que as parcelas fossem pagas em 2020 e 2021, mas não ocorreu.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), relatora do tema, precisou fazer algumas mudanças após a votação não ocorrer. Ela incluiu a proposta original ao PL nº 5.641/2020 e solicitou a liberação do 14° até 2023.

Qual é o valor do 14° salário do INSS?

  • Beneficiário que recebe um salário mínimo: terá direito a um 14° salário no mesmo valor (R$ 1.212,00);
  • Beneficiário que recebe mais de um salário mínimo: terá direito a um salário mais um adicional equivalente à diferença entre o salário e teto previdenciário (R$ 7.087,22), sendo levado em conta o limite de até dois salários estabelecido pela proposta.

Quem vai receber o 14° salário do INSS?

Todos os segurados, exceto os que recebem ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A renda mensal vitalícia é um benefício de renda em que a pessoa recebe o valor até o final da vida. Já o BPC, este é concedido à pessoas que têm deficiência e idosos com 65 anos ou mais que estão economicamente vulneráveis.

Vale lembrar que até o momento o 14° salário do INSS ainda está em trâmite. Por isso, não existe uma previsão ou data específica de início dos pagamentos e talvez os beneficiários precisem aguardar um pouco mais, uma vez que o governo recentemente investiu na criação e ampliação de auxílios.

Imagem: rafapress / shutterstock.com