Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atrasei três parcelas do meu imóvel, posso perder ele?

Por lei, com apenas 3 parcelas em atraso, o banco pode te notificar solicitando o pagamento da dívida

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para conquistar o sonho da casa própria, o financiamento imobiliário ainda é um dos meios mais utilizados pelos brasileiros. Dessa forma, o comprador paga o seu imóvel por meio de parcelas mensais por cerca de 30 a 35 anos.

Mas, o que muitos não percebem é que ao atrasar apenas 3 parcelas do financiamento, de acordo com a legislação, a financiadora já pode tomar o imóvel. Continue lendo para entender como essa regra funciona!

Parcelas atrasadas de financiamento imobiliário

A partir do atraso de 3 parcelas de um financiamento imobiliário, a pessoa pode receber uma notificação extrajudicial para que quite toda a dívida ou faça uma negociação com o seu banco em até 15 dias

Depois disso, caso nenhuma atitude seja tomada para solucionar a situação, o banco tem o direito de ser o dono da propriedade, podendo leiloá-la para quitar a dívida. Ou seja, além de perder a casa, a pessoa pode também perder todo o investimento feito anteriormente.

Parcelas atrasadas no financiamento da Caixa

O atraso pode gerar também outros tipos de problema. O site da Caixa Econômica Federal, o banco que detém a maior parte dos financiamentos no Brasil, diz que, se o cliente atrasar o pagamento da prestação do financiamento imobiliário, será gerado multa e juros referentes aos dias de atraso.

Além disso, é permitido que o banco inclua as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como a Serasa e outros. A Caixa também é um dos bancos em que, caso o cliente pague as parcelas em atraso, o imóvel vai à leilão.

A notificação pode não ser imediatamente após o atraso de 3ª parcela, há relatos de pessoas que atrasaram 4 ou até 5 antes de recebê-la. Mas, a partir da 3ª parcela o cliente já entra nessa zona de risco.

Prazo varia de acordo com a financiadora

Mas isso não é regra. No Bradesco, por exemplo, o banco possibilita os seus clientes a prorrogarem as prestações por até 120 dias. O cliente pode pedir a prorrogação pelo site ou procurando uma das agências do banco. 

Para períodos maiores, ele deve procurar a agência para estudar qual seria a melhor alternativa a ser proposta. Dentre as opções para renegociar a dívida, alguns bancos permitem que os clientes congelem as parcelas do financiamento ou o pagamento parcial da prestação.

Por isso, é importante ficar atento a todos os detalhes do financiamento de seu imóvel. Dessa forma, você conhece os seus direitos como cliente e evita a perda de uma conquista tão importante.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Inna Dodor / shutterstock.com