Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aumento no salário mínimo impacta a remuneração de todos os trabalhadores?

O salário mínimo sofre um reajuste todos os anos. Em 2023, ele será acima da inflação. Mas será que todo mundo terá direito? Descubra agora

A cada ano, o salário mínimo dos trabalhadores recebe um reajuste. Em 2023, esse aumento já foi determinado: anteriormente, ele seria de R$ 1.302, mas graças à aprovação do Orçamento de 2023, a partir do próximo ano o piso salarial será de R$ 1.320.

Contudo, muita gente fica com dúvida se todos os trabalhadores são impactados por esse reajuste anual, e, se não, quem terá direito ao aumento no salário.

Então, para saber tudo sobre o reajuste do salário mínimo em 2023 e quem terá direito ao recebimento desses valores, confira o texto completo a seguir.

Aumento no salário mínimo é direito de todos os trabalhadores?

Primeiramente, vale explicar como acontece o cálculo do reajuste do salário mínimo. De 2009 a 2019, o ajuste do piso nacional acontecia de acordo com a inflação e com o PIB, este sendo o principal indicador econômico do país. 

Porém, de 2020 para cá, o piso nacional considera apenas com base na inflação. Como resultado, desde 2019 não existe um ganho real no aumento do salário mínimo. Mas isso mudará agora em 2023.

E quanto ao reajuste do piso salarial para 2023? Quem tem direito ao aumento? Todos os trabalhadores poderão recebê-lo? A resposta é que não.

Na verdade, apenas quem recebe o salário mínimo nacional poderá contar com essa porcentagem de reajuste. Os outros trabalhadores terão reajuste no salário de acordo com as negociações feitas por meio do seu sindicato.

Beneficiários do INSS também têm reajuste

Já no caso de beneficiários do INSS que recebem até um salário, o reajuste será aplicado conforme o novo piso. Atualmente, mais de 56 milhões de brasileiros recebem um salário mínimo, segundo o Dieese. Desse total, cerca de 24 milhões são beneficiários do INSS.

Já para aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais do que um salário mínimo o reajuste até acontece, mas não na mesma proporção. Nesse caso, o cálculo ocorre de acordo com o INPC, que ainda não foi divulgado.

Imagem: Zigres / shutterstock.com