Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aumento no salário mínimo pode alterar valor de benefícios sociais? Entenda

Todos os anos o salário mínimo é reajustado pelo governo. Venha entender como fica o valor dos benefícios sociais!

Todos os anos o salário mínimo é atualizado, o que resulta em um impacto nos cofres públicos. Afinal, o governo define a maior parte dos benefícios sociais de acordo com o valor do piso nacional. Porém, alguns benefícios, como o Bolsa Família e o Auxílio-gás, não consideram o valor em seus cálculos.

No entanto, outros benefícios, como o seguro-desemprego, o Programa de Integração Social (PIS), o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o Benefício por Prestação Continuada (BPC) e outros, são pagos com base no salário mínimo.

Portanto, sim, o valor dos benefícios sociais passará por uma atualização quando o governo definir o novo salário mínimo de 2024. Descubra, ao longo do texto, quais são as expectativas para o novo piso nacional e conheça um pouco dos benefícios citados.

Quanto deve ficar o valor dos benefícios sociais 2024?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende implementar a política de valorização do salário mínimo, uma vez que os últimos reajustes ocorreram de acordo com o índice inflacionário, não proporcionando um ganho real à população trabalhadora.

Nesse sentido, os parlamentares devem considerar o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 no próximo ano. Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deve fazer parte do novo cálculo. Existe uma expectativa geral de que o INPC deste ano tenha resultado em um novo salário mínimo de R$ 1.421.

Veja também:

Livelo fecha parceria com grande banco e faz a alegria dos clientes; confira

Benefícios sociais que serão reajustados em 2024

  • PIS/Pasep – O abono salarial dos funcionários que trabalharam os 12 meses do ano-base e atendem às demais regras do programa, podendo receber o valor total de um salário mínimo;
  • BPC do INSSRepassado a idosos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Porém, desde que se enquadrem como de baixa renda e não tenham condições de trabalhar. Esse grupo deve ter renda per capita de até um quarto do salário mínimo;
  • Seguro-desemprego – Calculado com base no salário mínimo, contudo, a quantidade de parcelas varia de acordo com o tempo de trabalho e com a quantidade de solicitações.

Imagem: i_am_zews / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital