Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aumento nos preços? Percepção sobre a inflação entre os brasileiros atinge o menor patamar histórico

Nova pesquisa divulgada aponta para maior otimismo entre os brasileiros no que se refere à inflação. Saiba mais!

Ao longo deste ano, os brasileiros viram a inflação registrar algumas quedas importantes. Nesse sentido, de acordo com o Radar Febraban referente ao mês de outubro, a percepção sobre o aumento dos preços chegou ao menor percentual histórico, de 53%, com queda de dois pontos em relação a setembro. 

Sob esse aspecto, 24% acreditam que o preço dos produtos diminuiu e 21% disseram que se mantiveram estáveis. No mês anterior, contudo, eram 20% e 23%, respectivamente, o que aponta para um cenário mais otimista. 

Atualmente, segundo o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15) de outubro, considerado a prévia da inflação, houve um aumento de 0,21%, mas com uma desaceleração em relação ao mês anterior. 

Percepção sobre alta da inflação 

O levantamento da Febraban ainda apresenta a percepção sobre a inflação da população brasileira, de acordo com alguns recortes sociodemográficos. De modo geral, os resultados são semelhantes entre os grupos distintos e se aproximam da casa dos 50%. Veja os principais destaques.

  • 53% dos homens e 53% das mulheres acreditam que os preços aumentaram muito;
  • 58% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos também apresentam esta percepção;
  • 56% dos brasileiros com ensino superior acham que os preços subiram;
  • 55% das pessoas com renda de até dois salários mínimos também acreditam nisso. 

No que se refere às regiões do país, o Norte é aquele com o maior percentual em relação ao aumento dos preços nos últimos meses (58%). Em contrapartida, o Nordeste é a localidade com menor nível nesse sentido, de 49%. 

Letras brancas formando a sigla IPCA ao lado de moedas de R$ e R$ 0,50. Os objetos estão sobre uma superfície preta.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Poder de compra

O poder de compra dos brasileiros é determinado com base na inflação. Ou seja, quanto maiores forem os preços, menor será o poder de compra e assim por diante. Com base nos dados da federação, 38% das pessoas acreditam no aumento do poder aquisitivo para os próximos meses. 

Por fim, a parcela mais pessimista dos brasileiros, que estima uma queda no poder de compra, chegou a 33%. No levantamento anterior, este nível era de 34%. Já os que acham que não deve ter nenhuma alteração saíram de 22% para 25% no período.

Entenda como a inflação afeta o seu bolso:

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com