Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil: beneficiários poderão fazer empréstimo consignado

Segundo apurado pelo Valor Econômico, o Governo Federal estuda conceder empréstimo consignado a beneficiários do programa Auxílio Brasil, o extinto Bolsa Família.

O Ministério da Cidadania, chefiado por João Roma, vem sondando algumas instituições financeiras para operarem o serviço, mas os bancos não apresentaram interesse.

É provável que você também goste:

Moradores de Petrópolis receberão auxílio de R$ 1 mil

Com a alta da Selic, como ficam as taxas para empréstimo consignado?

Ainda segundo apuração do jornal Valor Econômico, a intenção do governo é leiloar o direito de fazer parte do pagamento do Auxílio Brasil, assim como a folha de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta forma, os bancos pagariam para terem alcance a esses beneficiários.

Contudo, por contemplar um público de baixa renda, o projeto de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil não agradou as instituições financeiras, que não viram proveito neste negócio.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em resposta ao Valor Econômico, disse que não tem conhecimento das particularidades e circunstâncias operacionais do pagamento do Auxílio Brasil e a Caixa Econômica Federal não quis comentar sobre o assunto. 

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que costuma ser oferecida por bancos e financeiras, sendo comumente de fácil contratação. No empréstimo consignado, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou no benefício pago pela previdência.

Geralmente, devido às instituições financeiras terem poucos risco no oferecimento deste empréstimo, pois as parcelas são descontadas de forma automática todo o mês e consequentemente não há atraso no pagamento, os juros são mais baixos do que o cobrado habitualmente em outras linhas de crédito.

Como se inscrever no Auxílio Brasil?

Para receber o Auxílio Brasil, é necessário atender aos critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos 2 anos e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal.

Como se cadastrar no CadÚnico?

A prefeitura realiza visitas periodicamente aos domicílios das famílias de baixa renda para efetuar o cadastro. Entretanto, a família que se enquadra para o CadÚnico e ainda não está inscrita pode procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em sua cidade e requerer o cadastramento.

Fiz meu cadastro no CadÚnico, porém ainda não fui selecionado para receber o Auxílio Brasil. Por quê?

​A inscrição no CadÚnico não garante a seleção da família para os programas sociais. A triagem acontece todo mês e a pessoa selecionada recebe um comunicado oficial pelo órgão gestor do programa em questão. Por fim, é importante destacar que todo mês o Governo Federal pode estar incluindo novas famílias ao Auxílio Brasil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com