Auxílio Brasil: maior parte dos brasileiros usa o benefício para comprar alimentos
Pesquisa do Datafolha aponta qual é o destino dado ao dinheiro do Auxílio Brasil pelos brasileiros atendidos pelo programa. Confira!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha no mês de dezembro, a maioria das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil utiliza a quantia para a compra de alimentos. São 76% nessa situação. O mesmo levantamento foi feito em setembro, e os resultados foram os mesmos.
Ao todo, foram realizadas 2.026 entrevistas em 126 municípios distribuídos por todo o país. O nível de confiança chega a 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Uso do Auxílio Brasil
Conforme aponta a pesquisa, o uso do Auxílio Brasil pelas famílias ocorre da seguinte forma:
- Compra de alimentos (76%);
- Pagamento de dívidas (11%);
- Compra de medicamentos (5%);
- Compra de gás de cozinha (2%).
Entre os beneficiários que são donas de casa, estudantes, autônomos e têm ensino superior, o uso da quantia mensal para a compra de alimentos ultrapassa os 80%.
O número de brasileiros atendidos pelo programa social ultrapassa os 21 milhões. O Vale-Gás, contudo, é pago para 5,95 milhões de pessoas, de acordo com dados referentes a dezembro, segundo o Ministério da Cidadania.
Atual Auxílio Brasil
O atual Auxílio Brasil é destinado para famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, com um valor de R$ 600 por mês desde agosto deste ano. O valor oficial do programa é de R$ 400 por mês.
A ampliação do valor só foi permitida por meio da aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no meio deste ano, com validade até dezembro de 2022.
A partir do próximo ano, o Auxílio Brasil dará lugar ao Bolsa Família, que deverá pagar uma parcela de R$ 600 e um adicional de R$ 150 para famílias com crianças menores de 6 anos de idade.
A promessa foi feita ainda durante a campanha eleitoral do presidente eleito Lula (PT) e agora foi viabilizada pela aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional.
Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com