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Auxílio Brasil pode ser cancelado nos próximos meses?

No dia 12 de agosto terminou o prazo para as famílias que estavam em situação de averiguação cadastral atualizarem suas informações no CadÚnico (Cadastro Único). O Ministério da Cidadania informou que esse processo foi necessário para evitar o cancelamento dos benefícios para milhões de famílias.

É importante ressaltar que, caso todos os requisitos não sejam cumpridos, as parcelas de R$ 600 do Auxílio Brasil podem ser congeladas. O Cadastro Único é o principal recurso do governo para incluir as famílias de baixa renda em programas do governo federal.

Todos os benefícios precisam do registro atualizado das famílias para serem pagos aos cidadãos que estejam elegíveis. Existem diversos benefícios, como:

  • Vale-gás;
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Casa Verde e Amarela entre outros.

Por que é necessário atualizar o cadastro para o Auxílio Brasil?

Segundo as regras, as famílias beneficiárias notificadas pelo governo precisam comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar ou regularizar seus dados no CadÚnico. Além desse grupo, existem outras pessoas que possuem um prazo para atualizar seus dados.

Nesta situação, estão incluídas as famílias que atualizaram os cadastros pela última vez em 2016 e 2017. Sem a atualização, que é obrigatória a cada 2 anos, algumas famílias podem ter o Auxílio Brasil suspenso ou cancelado. Sendo assim, é essencial manter o banco de dados do governo atualizado.

É importante que isso seja feito sempre que houver algum tipo de mudança em suas informações. O responsável pela família deverá procurar o CRAS do seu município para atualizar os dados como:

  • Troca do número de telefone;
  • Mudança de endereço;
  • Mudança no estado civil;
  • Renda mensal;
  • Data de nascimento;
  • Falecimento;
  • Adoção de um novo membro na família.

Exclusão do CadÚnico

Confira quais situações podem causar a exclusão desse grupo no banco de dados do governo:

  • Exclusão através de Decisão Judicial;
  • Caso a família não seja localizada por até 48 meses, a partir da inclusão ou da última atualização, ou então caso a família tenha sido procurada pela gestão por no mínimo 2 vezes no período;
  • Informações falsas fornecidas ao sistema;
  • Caso a família oculte informações para o CadÚnico;
  • Se houver falecimento em algum integrante da família;
  • Negação para apresentar novos dados.

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