Auxílio-Doença: nova lista de doenças que entrarão em 2023
O auxílio-doença, é um benefício que contempla os segurados do INSS que encontram-se incapacitados de exercer atividades remuneradas
O benefício por incapacidade, conhecido como auxílio-doença, é um benefício que contempla os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que encontram-se temporariamente incapacitados de exercer atividades remuneradas.
Dessa forma, para ter direito a este benefício, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ter qualidade de segurado;
- Ter carência mínima de 12 meses;
- Estar há mais de 15 dias sem atuar em suas atividades.
Em síntese, a qualidade do segurado é o período de carência mínimo exigido de contribuição ao INSS.
Doenças que garantem o auxílio-doença
Portanto, as doenças que dão acesso ao benefício são:
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira ou visão monocular;
- Contaminação por radiação;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Hanseníase;
- Hepatopatia grave;
- Mal de Parkinson;
- Nefropatia grave;
- Neoplasia maligna (Câncer);
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Tuberculose ativa;
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
Como pedir o auxílio-doença
Assim, para realizar o agendamento da perícia médica do INSS é necessário seguir a instrução abaixo:
- Acessar aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clicar em “Agendar Perícia”
- Escolher a opção “Perícia Inicial” e depois “Selecionar”;
- Verificar as informações sobre a análise a distância e clicar em “Continuar”;
- Informar os dados de contato, responder às perguntas sobre o documento médico que será encaminhado e anexar os documentos de identificação e laudo médico;
- Digitar o CEP da localidade;
- Selecionar uma agência e clicar em “Avançar”;
- Caso haja a possibilidade de solicitar a análise de documentos sem perícia, o segurado será direcionado para a tela de escolha do local de recebimento do pagamento e o pedido será finalizado.
Ademais, é possível tirar dúvidas pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.
Documentos necessários
Por fim, é preciso que o solicitante apresente:
- CPF;
- Documento de identidade com foto;
- Exames; e
- Documentos médicos.
Todavia, se o beneficiário precisar de um procurador ou representante legal, deve ser apresentada uma procuração ou termo de representação legal. Além de um documento com foto e CPF do procurador.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com