Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Gás 2024: consulte com seu CPF se você vai receber

Saiba como é possível fazer a consulta dos valores do auxílio gás utilizando o número do CPF e as demais informações sobre o benefício!

Um dos benefícios cedidos pelo Governo Federal aos brasileiros de baixa renda é o auxílio gás. Dessa forma, diversas famílias têm a possibilidade de conseguir comprar esse item tão importante para preparar as refeições.

Logo, o pagamento desses valores ocorre a cada 2 meses. Nesse período, portanto, os beneficiários podem fazer a consulta do montante a receber através do CPF, por exemplo. Saiba como é possível fazer isso a seguir!

Como consultar o auxílio gás pelo CPF?

Mão segurando notas de cinquenta reais com miniatura de botijão de gás e moedas ao lado.
Imagem: renata colella / shutterstock.com

Primeiramente, para fazer esse tipo de consulta, é preciso ter acesso aos aplicativos do Bolsa Família (Android, iOS) ou do Caixa Tem (Android, iOS). Sendo assim, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra um dos aplicativos e clique em “Acessar”;
  2. Escolha a forma de acesso: Caixa Tem ou conta gov.br;
  3. Selecione “Quero entrar com minha senha do App Bolsa Família ou “desejo me cadastrar”;
  4. Digite seu CPF e clique em “Próximo”;
  5. Valide o login, recebendo um código no e-mail cadastrado ao clicar em “Receber código”;
  6. Informe o código de 6 dígitos no e-mail (válido por 5 minutos) e insira sua senha;
  7. Após entrar, leia as informações exibidas;
  8. Clique em “Benefícios” para verificar disponibilidade e situação;
  9. Acesse “Ver parcelas” para conferir o status de pagamentos.

Veja também: Por onde o pagamento do PIS será liberado em 2024?

Vale destacar, ainda, que é possível usar a senha do Caixa Tem para fazer a consulta do auxílio gás escolhendo a opção “Quero entrar com a minha senha do app Caixa Tem” e fazendo login.

Quem tem direito ao benefício?

Existem alguns critérios que devem ser cumpridos para ter direito ao auxílio gás. Para começar, é necessário estar inscrito e ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, a renda familiar deve ser de até meio salário mínimo (R$ 660,00) ou igual/inferior a três salários mínimos.

Ademais, mesmo se a renda familiar for superior a três salários mínimos, é possível ter direito ao auxílio se a família estiver incluída em algum programa de transferência de renda do governo. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência também têm direito ao benefício.

Imagem: renata colella / shutterstock.com