Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Gás: quanto o governo vai pagar para as famílias de baixa renda?

Na última terça-feira (19), o Senado aprovou a criação do Programa Gás para os Brasileiros – o auxílio gás. Ele vai se destinar para ajudar as famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. O projeto de lei (PL) estima que cada família vai receber, bimestralmente, o valor de 40% do preço do botijão de gás. Agora, o programa segue para a Câmara.

Auxílio Brasil de R$ 400: Bolsonaro defende valor do novo Bolsa Família

Auxílio Gás: quanto o governo vai pagar para as famílias de baixa renda?

De acordo com o PL aprovado, devem ser beneficiadas com o auxílio gás, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capital menor ou igual a meio salário mínimo. Ou ainda, aquelas que moram na mesma casa de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa vai ser financiado com os recursos dos royalties que pertencem à União, na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção. Bem como de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Ademais, o auxílio gás deve usar outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União. Além de dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

Em suma, entre as justificativas do autor do auxílio gás, senador Eduardo Braga (MDB-AM), está a elevação do preço do gás de cozinha nos últimos meses. E isso, inclusive, tem feito com que as famílias optem pelo uso de lenha, de carvão, e até mesmo, de etanol, para preparar os alimentos. E isso, provocou o aumento de doenças pulmonares, e acidentes com queimaduras.

Ademais, para ele o auxílio gás traz “justiça social”, já que devolve para a população, uma parte do lucro da Petrobras obtido no mercado. “Estamos fazendo uma justiça social quando estabelecemos fontes de financiamento que não são fiscais. A fonte de financiamento diz respeito aos dividendos que a União recebe pelas suas ações da Petrobras, pelo lucro que a União obtém. Estamos pegando o lucro das ações da Petrobras e devolvendo pro povo humilde.”

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Seu Crédito Digital