Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-gás: saiba como garantir o auxílio em 2024

Quer saber como fazer parte dos beneficiários do auxílio-gás? Então clique aqui e confira as informações que reunimos para você!

O tão esperado auxílio-gás, proposto pelo Governo Federal, chega para oferecer respiro à população mais vulnerável economicamente no Brasil. Assim, famílias de baixa renda que se enquadram nos critérios pré-estabelecidos, recebem o valor de R$ 102 nos meses pares do ano.

O valor é equivalente a 100% da média nacional do preço de um botijão de 13Kg, segundo dados fornecidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O auxílio-gás é um auxílio fornecido à população mais vulnerável economicamente para amenizar os custos com gás de cozinha, um insumo vital para o preparo de alimentos. Desse modo, os interessados devem se inscrever no programa responsável pelo benefício. Seja por agências específicas, internet, ou outros meios designados. 

Quais são os critérios para receber o auxílio-gás?

Mãos com esmalte rosa nas unhas contando notas de 50 reais
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Para estar apto ao auxílio-gás, é necessário cadastrar-se no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo. Ademais, pessoas inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e residentes no mesmo domicílio também são contempladas com a iniciativa.

Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos que estejam inscritas no CadÚnico têm direito ao benefício.

Veja também:

INSS realiza pagamentos de R$ 1.412 ou mais nesta segunda-feira (04); confira

No entanto, caso a renda familiar seja superior a três salários que estejam inclusas em programas sociais governamentais de transferência de renda, também poderão ser contempladas. Além disso, um dos integrantes da família deve ser um beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Imagem: renata colella / Shutterstock.com