Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Moradia do Bolsa do Povo começa a ser pago; saiba como receber

Entenda tudo sobre o Auxílio Moradia do Bolsa do Povo, um benefício de assistência social para famílias em situações de emergência ou remoção.

O governo paulista concede diversos benefícios de assistência social à população, entre os quais se encontra o Auxílio Moradia, integrante do programa Bolsa do Povo. Sendo assim, o objetivo principal deste benefício é custear o aluguel de famílias que, por infortúnios involuntários, precisaram abandonar seus lares.

Desse modo, esta assistência financeira se apresenta como um grande aliado para famílias que se veem obrigadas a se mudar, muitas vezes por conta de catástrofes naturais. Logo, proporcionando um suporte financeiro para esses momentos de transição e dificuldade. Portanto, confira abaixo como receber o Auxílio Moradia do Bolsa do Povo.

Auxílio Moradia do Bolsa do Povo

Mão segurando notas de 300 reais
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

O estado de São Paulo concede o Auxílio Moradia do Bolsa do Povo em duas circunstâncias distintas:

  1. Auxílio Moradia Emergencial (AME): quando as famílias precisam deixar seu lar por causa de chuvas intensas, inundações ou qualquer outro risco iminente provocado por fenômenos naturais. Nestes casos, deve-se comprovar a necessidade do auxílio perante a Defesa Civil Municipal e deve-se decretar o status de emergência ou calamidade pública.
  2. Auxílio Moradia Provisório (AMP): ocorre a concessão deste quando a família vive em uma área de intervenção do governo do Estado de São Paulo, sendo necessária a remoção do lar por medidas tomadas pelo Estado, como, por exemplo, a execução de obras públicas.

Ademais, para ter acesso ao benefício, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos pelo cidadão, como:

  • Ser vítima de emergência ou calamidade atestada pela Defesa Civil Municipal;
  • Não ser proprietário de outra propriedade ou terreno em todo território nacional;
  • Não ter recebido atendimento habitacional da CDHU ou de outros programas habitacionais;
  • Estar em dia com a situação do CPF junto à Receita Federal;
  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Dispor de comprovante de endereço recente;
  • Possuir renda familiar de até cinco salários mínimos.

Como se inscrever no benefício?

De acordo com o que se divulgou no site do Bolsa do Povo, os interessados em receber o Auxílio Moradia não precisam se inscrever no programa. Caso o cidadão cumpra os critérios exigidos, o sistema irá liberar automaticamente um cartão do programa em seu nome.

Veja também:

Veja como saber se o seu CPF está sendo usado por criminosos e se proteja

Vale ressaltar que, geralmente, são as prefeituras que realizam os cadastros das famílias elegíveis, pois isto auxilia na apuração de quem foram as vítimas de desastres ou remoções obrigatórias. O benefício do Auxílio Moradia será depositado em conta no Banco do Brasil.

Imagem: Reprodução / Site oficial do Bolsa do Povo de São Paulo