Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhador que pede demissão precisa cumprir aviso?

Aviso prévio: quem pede demissão precisa cumprir os 30 dias? Confira quais são as regras do aviso e evite surpresas na hora do acerto

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A questão do aviso prévio ainda gera dúvidas em muita gente. Afinal, pelo que sabemos, tanto empresa quanto empregado precisam dar o tal do aviso prévio, que dura um total de 30 dias.

Contudo, em alguns casos, o trabalhador já quer sair da empresa de forma imediata, até por já ter outro emprego em vista. Nessas situações, será que é obrigatório o cumprimento dos 30 dias? Então, para saber mais, confira a seguir.

Aviso prévio: trabalhador que pede demissão precisa cumprir os 30 dias?

Assim, a primeira coisa que o trabalhador precisa saber é que o aviso prévio, como mencionamos, serve para os dois lados. Ou seja, assim como você precisa de um aviso em caso de dispensa, a empresa também precisa saber quando está prestes a perder um funcionário. Isso permite que ela consiga contratar outra pessoa e não perder produtividade.

Portanto, em condições normais, assim que o aviso é comunicado à empresa, o trabalhador deve cumprir os 30 dias corridos de aviso prévio-remunerado. Isso permite que o contrato se encerre sem penalidades. Porém, se o trabalhador optar por não cumprir o aviso prévio, será preciso indenizar a empresa em um salário igual ao que receberia neste mês.

Além disso, a lei obriga que o trabalhador cumpra esse aviso prévio, mesmo que seu pedido de demissão seja feito por uma nova oportunidade de trabalho. A única forma de alguém não sofrer penalidade ou sair sem cumprir o aviso prévio é por meio de convenção coletiva ou acordo. Portanto, se você não quer cumprir o aviso, já se prepare para perder o valor referente a um mês de salário, que será descontado em seu acerto.

É claro que isso vale apenas para trabalhadores CLT. Se você é informal ou contratado PJ, não é obrigado a dar o aviso, tampouco deve pagar nenhum tipo de multa. Entretanto, também não terá direitos rescisórios.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lee Charlie / Shutterstock.com