Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Agibank é denunciado e multado após fazer movimentos sem autorização

Após denúncias, Agibank é multado pelo Procon por realizar movimentos sem autorização. Entenda o que está acontecendo!

Em recente determinação, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) multou o banco Agibank. A situação aconteceu devido a denúncias de que a instituição financeira estaria fazendo movimentos sem autorização.

Diante da situação, o Procon decidiu pela aplicação de multa no valor de R$ 806 mil. Desse modo, continue na matéria para saber mais sobre a situação envolvendo a famosa instituição financeira e o órgão de fiscalização.

Agibank é multado pelo Procon-DF após denúncias 

De acordo com a Lei Distrital n. 6.930/2021, as instituições financeiras são proibidas de oferecer produtos como empréstimos ou cartão de crédito consignado a aposentados, pensionistas e idosos por meio de ligação telefônica. 

fachada do Agibank
Imagem: Leandro Marques / shutterstock.com

No entanto, conforme as informações, dois idosos e um aposentado, moradores da capital federal, receberam ofertas indevidas de crédito por parte do Agibank através do telefone. Os casos resultaram em três reclamações feitas ao órgão de fiscalização que passou a investigar a situação.

Ao Procon-DF, as vítimas relataram não terem contratos de refinanciamento de empréstimos ou pedidos de cartão de crédito consignado em seus nomes.

O que diz a instituição financeira?

Após notificação do órgão de defesa do consumidor, o Agibank tentou justificar a ação com a apresentação de documentos. As informações prestadas pelo próprio banco, porém, confirmavam a versão das vítimas.

“Isso complicou ainda mais a situação. O banco erra ao menos duas vezes: em oferecer crédito sem autorização e em oferecê-lo a idosos ou aposentado por telefone ou WhatsApp”, disse o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.

Veja também:

Curso de medicina somente para assentados do MST poderá ser criado em breve; saiba mais

Por meio de nota, o Agibank afirmou, ainda, não ter sido comunicado sobre a multa no valor de R$ 806.780. Apesar disso, a instituição financeira destacou que ao ser notificada, a situação será tratada pelo setor jurídico da companhia.

Imagem: Leandro Marques / shutterstock.com