Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central e STF dificultam a compra de ouro no Brasil; entenda

Decisão do Banco Central e do STF visam aumentar a fiscalização da compra de ouro no Brasil. Confira agora o motivo por trás desse movimento.

Após uma interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Banco Central do Brasil editou uma nova instrução normativa nesta terça-feira (1º) que estabelece que a compra de ouro por instituições financeiras não garante sua legalização.

De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União, as instituições financeiras autorizadas a operar pelo Banco Central devem levar em consideração que não há qualquer presunção de legalidade do ouro adquirido, nem a presunção de boa-fé da entidade compradora.

Antes dessa decisão, era aplicada a “presunção da boa-fé” na compra de ouro. Isso significa que as instituições financeiras que adquiriam o minério tinham a garantia implícita de que ele era legal.

Decisão sobre compra de ouro exigirá mais fiscalização

Em abril, uma decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, derrubou a presunção de boa-fé na compra do minério. Essa ação foi uma das principais medidas para impedir a extração ilegal do minério no país. Ao final daquele mês, a maioria do plenário do STF seguiu essa decisão, ordenando que o Banco Central adotasse essa nova normativa dentro de 90 dias.

Na prática, a nova norma indica que as instituições financeiras deverão exercer um maior controle e cuidado na hora de adquirir ouro, uma vez que não poderão mais contarem com a presunção de legalidade. Elas deverão investigar a origem do ouro de maneira mais rigorosa e se certificarem de que sua obtenção não ocorreu de forma ilícita ou irresponsável, sob pena de multa caso contrário.

Garimpo ilegal é um problema grave no Brasil

O garimpo ilegal apesar de lucrativa para alguns, traz consigo uma série de impactos negativos que afetam diretamente a maior floresta tropical do mundo – a Amazônia. A atividade não só causa a destruição do meio ambiente através do assoreamento dos rios e desmatamento, mas também leva à morte de animais e danos irreparáveis à natureza.

Além disso, o garimpo ilegal está frequentemente associado a outros crimes, como tráfico de armas, tráfico de drogas, invasão de terras indígenas, escravidão, contrabando e corrupção.

Imagem: Blue Andy / Shutterstock.com