Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central fará divulgação de notas com estatísticas de janeiro com atraso

O Banco Central do Brasil enfrenta pelo quinto mês consecutivo um atraso na publicação de relatórios. Confira!

O Banco Central (BC) enfrentará um atraso na publicação dos relatórios econômico-financeiros mensais pela quinta vez consecutiva devido à operação padrão dos servidores do órgão. Trata-se, portanto, das informações referentes a Janeiro.

Logo, elas deveriam ter seu anúncio na próxima semana. Porém, a nova data está prevista apenas para o mês que vem. Saiba mais detalhes sobre essa demora na sequência.

Notas estatísticas do Banco Central terão divulgação em março

A imagem mostra a placa do Banco Central do Brasil.
Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com

O Banco Central publicará a nota com as estatísticas do setor externo no dia 6 de março. A nota de estatísticas fiscais do setor público consolidado terá seu anúncio no dia 7. Por fim, a divulgação dos dados monetários e de crédito do mês passado ocorrerá somente no dia 8 do mesmo mês.

Dessa forma, as divulgações acontecerão no horário habitual. De acordo com a programação, a publicação dos dados acontecerá às 8h30 (de Brasília) e a entrevista coletiva, por sua vez, ocorrerá às 10h30.

Servidores veem respeito nas negociações

Representantes dos servidores do Banco Central começaram a vislumbrar uma postura de respeito do governo durante as negociações referentes às reivindicações da categoria. Na última quinta-feira (22), a Associação Nacional de Analistas do Banco Central comunicou a retirada do indicativo de greve para os dias 27 e 28 deste mês.

Anteriormente, no dia 9 de fevereiro, os funcionários do BC haviam rejeitado a contraproposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, na Mesa Específica de Negociação da categoria. O governo sugeriu um reajuste salarial de 13%, a ser parcelado para os anos de 2025 e 2026.

Veja também:

Prazo para se inscrever em importante auxílio é iniciado; veja se tem direito

Porém, no último dia 22, o ministério ofereceu reajuste de 23%, também parcelados para os próximos anos. Também foi aceita a proposta de alterar a denominação da categoria de analistas do BC para “auditores”, atendendo a uma antiga reivindicação dos servidores.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com