Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central norte-americano quer lançar serviço semelhante ao Pix

O Pix, sistema brasileiro de transferência instantânea, tem se consolidado no mercado nacional. O uso do serviço está cada vez mais popular entre as pessoas e o mérito é do Banco Central que desenvolveu o sistema. Agora, o Federal Reserve (Banco Central norte-americano) quer lançar um serviço semelhante. 

Lael Brainard, vice-presidente do Fed, anunciou em uma coletiva virtual que o serviço com a mesma proposta do Pix, deve ser lançado entre maio e julho de 2023. O nome oficial será “FedNow”. 

Pix norte-americano 

O FedNow funcionará 24h por dia, todos os dias da semana. A ideia é justamente tornar as transações instantâneas. De acordo com o vice-presidente da autoridade monetária, o serviço poderá ser usado por empresas de qualquer tamanho e deve representar uma inovação para os Estados Unidos. 

Informações sobre os custos do serviço ainda não foram divulgadas. 

A ideia para a criação de um sistema como este surgiu com as discussões acerca do desenvolvimento de uma criptomoeda desenvolvida pelo Fed. Alguns representantes do banco central norte-americano são contrários à emissão de criptos pela autoridade monetária.

Muitos devem se perguntar porque esse lançamento demorou tanto para ser anunciado, tendo em vista, que o Pix completará dois anos no mês de outubro. O principal motivo é que os estadunidenses não gostam muito das transações digitais. São mais pegados no dinheiro físico. 

Para a implementação total do sistema, as ideias devem ser debatidas no decorrer do próximo ano, já que eleições de meio de ano dos EUA, acontecerão no mês de novembro, o que, provavelmente, adiará as discussões sobre o tema. 

Pix brasileiro

Segundo Roberto Campos Netos, presidente do Banco Central brasileiro, diversos países acompanharam o desenvolvimento do Pix no Brasil e pretendem se inspirar para criar sistemas parecidos. 

O Brasil é considerado um país com boas inovações digitais relacionados ao mercado financeiro. 

O Pix foi lançado oficialmente em 5 de outubro de 2020. Vale ressaltar que a criação do serviço é de autoria do Banco Central. 

As transferências podem ser realizadas a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, sem custo adicional. Hoje, inúmeras instituições financeiras já oferecem o serviço, o que faz com que a popularidade do Pix só cresça. 

O usuário pode registrar diversas chaves, como telefone, CPF, e-mail e até mesmo uma chave aleatória, caso prefira. As movimentações são seguras, práticas e simples. A transação é imediata. 

Recorde do Pix

O recorde mais recente do Pix foi registrado em agosto deste ano. Em apenas um dia, foram realizadas 90 milhões de operações, o que movimentou um valor estimado em R$ 53,1 bilhões. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.