Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central quer limitar as compras parceladas em até 12 vezes; entenda a situação

O Banco Central propôs a limitação de compras parceladas em até 12 vezes em uma reunião nesta segunda-feira (16). Confira!

Uma importante mudança em relação às compras parceladas pode chegar aos consumidores brasileiros. Isso porque o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, sugeriu a limitação desse recurso para até 12 vezes.

A informação foi obtida com exclusividade pela revista EXAME. A declaração do presidente aconteceu em uma reunião com representantes de comércios, bancos e de empresas de maquininhas de cartão. Saiba mais detalhes na sequência.

Presidente do Banco Central propôs limitar compras parceladas em até 12 vezes

Mulher segurando um celular e um cartão de crédito
Imagem: fizkes/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Essa reunião aconteceu nesta segunda-feira (16). A ideia era discutir com esses representantes sobre os juros rotativos dos cartões de crédito. Por esse motivo, três deles confirmaram ao EXAME que o presidente do BC propôs limitar o número de parcelas em compras desse tipo.

Além disso, Campos Neto acredita que a redução dos juros rotativos do cartão passam pela limitação das compras dos consumidores de forma parcelada e sem juros. Incialmente, técnicos do BC propuseram que a limitação acontecesse por ano, começando com 12 vezes e caindo ano após ano até chegar em 6 vezes.

Ademais, vale ressaltar que, atualmente, o rotativo médio do cartão de crédito está em 445,7% ao ano, de acordo com os dados do BC. Essa questão também já foi tema de discussão do Governo Federal, por exemplo.

Governo não quer limitar parcelas

A Lei Federal nº 14.690 de 2023, sancionada no dia 3 de outubro, prevê que o Conselho Monetário Nacional (CMN) não irá aprovar propostas de redução do rotativo se elas forem superiores ao limite do dobro da dívida.

Veja também:

Prazo URGENTE envolvendo o IPTU termina sexta-feira (20); corra para se regularizar

Ambas as alas, política e econômica, do Governo Federal concordam que as instituições financeiras precisam oferecer patamares menores que o previsto em lei nas negociações. Assim, o governo também se posiciona contra a limitação das compras parceladas. Por fim, a EXAME entrou em contato com o BC para comentar sobre o assunto, mas não obteve retorno

Imagem: fizkes/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital