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Banco Central revela o futuro do Pix; confira

Trajetória do Pix mostra ascensão surpreendente do serviço de transferência instantânea e aponta para próximos passos. Veja!

O Banco Central publicou um documento que aborda as principais informações relacionadas ao Pix em seus primeiros anos de existência entre os brasileiros. Trata-se do Relatório de Gestão do Pix. Por meio dele, é possível visualizar toda a trajetória do serviço e os números atingidos até o momento.

Lançado em 2020, a ferramenta tem se popularizado cada vez mais entre os consumidores e atua como um dos meios de pagamento mais usados atualmente. A maioria das instituições financeiras oferece o recurso, tanto para pessoas físicas quanto para empresas, devido à sua praticidade e gratuidade.

Além de abordar o desenvolvimento até a disponibilização do Pix para os brasileiros, o Banco Central ainda traça um panorama para o futuro do serviço. Com o passar dos anos, espera-se que o sistema continue a crescer, com a implementação de novidades.

Futuro do Pix 

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Conforme aponta o Banco Central, nos próximos anos, o Pix tende a continuar em pleno desenvolvimento com o lançamento de novas ferramentas integradas. O objetivo é atender, cada vez mais, à demanda da população que utiliza meios digitais.

Nesse sentido, a partir deste ano, são esperados os seguintes passos:

  • Pix Automático;
  • Canal secundário para transações não prioritárias;
  • Mecanismos de segurança com foco nas chaves Pix. 

A autoridade monetária já anunciou o Pix Automático com o intuito de possibilitar a realização de transações automatizadas, semelhante a um débito automático. Em fase de desenvolvimento, as estimativas apontam para o lançamento em 2024.

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Canal secundário

O BC afirma que o canal secundário deve processar pagamentos que não são prioritários, uma vez que não requerem execução instantânea. Dessa forma, a instituição financeira pagadora poderá reter as ordens de transação no sistema até a data previamente agendada.

O objetivo da ferramenta é evitar o acúmulo de lotes de pagamentos e a sobrecarga do processamento. Com o agendamento, torna-se possível racionalizar o processo e evitar a concorrência com as transações que devem ser realizadas instantaneamente.

Imagem: Marciobnws / shutterstock.com