Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central revela ótimas notícias sobre o PIX

Banco Central divulga notícia importante sobre o Pix e o desempenho da economia brasileira. Entenda qual é a relação entre os dois.

O Pix é o sistema de pagamentos que o Banco Central criou para facilitar as transações entre contas e permitir uma inclusão maior das pessoas no mercado financeiro. Assim, em poucos anos de existência, essa ferramenta já ocupa o posto de sistema de pagamentos que o brasileiro mais usa.

Além dos números internos, pesquisas internacionais também apontam a importância do Pix para a economia do Brasil. Esse é o caso do The Global Financial Inclusion Index, pesquisa feita pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Empresariais do Reino Unido.

Esse levantamento avalia 42 economias mundiais e determina quais são mais inclusivas. Dessa forma, na edição deste ano, as novas tecnologias de pagamento e conectividade foram essenciais para determinar o desempenho dos países. Assim, o Brasil apresentou resultados impressionantes.

Pix faz Brasil ocupar a liderança

Um dos indicadores que a pesquisa leva em conta é a quantidade de transações em tempo real, como as transferências via Pix. Em relação a esse requisito, o Brasil ocupou o topo do ranking, junto com Tailândia e Coreia do Sul. Isso representa uma subida de 21 posições em comparação com a pesquisa do ano passado.

Veja também:

PicPay anuncia SUPER cashbacks exclusivos para Black Friday

Nesse cenário, o Brasil também melhorou os seus resultados em Suporte ao Sistema Financeiro, Conectividade Online e Acesso ao Crédito. Assim, o país ficou na posição 12, 39 e 29 respectivamente.

Imagem: Divulgação/ Banco Central

Resultado geral

Esse levantamento de inclusão financeira também leva em consideração as ações do governo e dos empregadores para implementar a inclusão financeira no país. Então, o Pix pode ter influenciado o desempenho do Brasil como um todo.

Na pontuação geral, o país ocupa a 21ª posição com uma pontuação de 47,6. No ranking de Apoio do Governo, a posição é 34, sendo que em 2022 foi 36. Em relação ao Sistema Financeiro ele saiu de 33 e chegou a 12. Já nos números em relação aos empregadores, em 2022, a posição era 22, e agora é 20.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com