Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central toma atitude contra golpes no Pix

O Banco Central adota medidas contra golpes envolvendo o Pix, buscando proteger os usuários do sistema de pagamentos instantâneos.

O sistema de pagamentos instantâneos, PIX, tem sido uma revolução na forma como realizamos transações financeiras no Brasil. Contudo, com sua popularidade, também vieram os desafios, sendo um dos mais preocupantes a questão dos golpes financeiros.

Visando combater essa problemática, o Banco Central do Brasil anunciou uma série de medidas enérgicas para reforçar a segurança dos usuários do PIX.

Entre as iniciativas, destaca-se o aprimoramento na gestão das chaves PIX dos usuários. Com o intuito de proporcionar maior controle e segurança, o Banco Central começou a oferecer um relatório detalhado no registrato, uma ferramenta que mapeia a relação dos usuários com as instituições financeiras.

Golpes no Pix: O que muda com as novas medidas de segurança?

Fachada Banco Central do Brasil
Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock

Agora, os usuários do PIX têm à disposição um relatório completo, que inclui um histórico de todas as chaves PIX que foram utilizadas e até mesmo excluídas, detalhando data e hora de cada ação. Esse é um avanço significativo em comparação ao relatório simplificado anterior, que já era disponível mas sem tantos detalhes.

Além disso, o relatório simplificado recebeu melhorias, proporcionando informações mais precisas, como a hora exata da criação das chaves PIX e detalhes sobre a situação atual de cada chave, seja ela ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse, ou em processo de portabilidade.

Como essas mudanças afetam os usuários do PIX?

Essas alterações têm um papel crucial na prevenção de fraudes. Permitindo que os usuários tenham um conhecimento detalhado sobre o status das suas chaves PIX, é possível identificar tentativas de golpe mais facilmente, especialmente no que diz respeito a chaves criadas indevidamente em seus nomes.

Para acessar essas novas funções e se beneficiar do maior nível de proteção que elas oferecem, os cidadãos precisam ter uma conta de nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Essa é uma maneira de assegurar que as informações estarão acessíveis apenas para quem realmente precisa e tem direitos sobre elas.

Qual o impacto esperado com essas novas ferramentas?

O Banco Central está otimista de que, com a implementação dessas medidas, haverá uma redução significativa nos casos de fraudes envolvendo o PIX. Isso não só protege os consumidores de potenciais prejuízos financeiros, mas também contribui para a manutenção da credibilidade e confiança no sistema de pagamentos instantâneos do país.

Veja também:

Caixa revela que mais de 1,2 milhões de pessoas se inscreveram no concurso público do banco

Em suma, as novas medidas do Banco Central representam um passo importante na luta contra golpes financeiros no Brasil. Com mais transparência e controle sobre as chaves PIX, os usuários podem se sentir mais seguros ao utilizar esse sistema que já mudou a cara das transações financeiras no país.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com