Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central vai PARAR no Brasil? Funcionários podem entrar em greve

Saiba mais sobre o motivo pelo qual o Banco Central vai parar na próxima semana e quais são as consequências da mobilização.

Nos últimos meses, os servidores federais abriram reivindicações referentes a melhores salários e outros benefícios. Nesse meio, encontram-se os funcionários do Banco Central, que irão parar as atividades na próxima quarta-feira (8), por conta de uma greve geral. 

Nesse sentido, além de solicitarem um acréscimo no pagamento, após anos sem manutenção, os trabalhadores do Bacen possuem suas próprias exigências. Ainda, a decisão pode afetar o andamento de alguns projetos. Saiba mais a seguir.

Banco Central vai parar na quarta-feira (8) 

Em setembro, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) realizou uma reunião com o governo. O objetivo era abrir as negociações dos direitos solicitados pelos funcionários. Entretanto, o sindicato informou que a gestão governamental não realizou uma nova reunião desde então. 

Com isso, o corpo de funcionários do Banco Central vai parar na próximo dia 8 de novembro junto com outras organizações para reivindicar direitos particulares de cada setor. Porém, todas apresentam uma causa em comum: mudanças na folha de pagamento. Afinal, em alguns casos, não houve reajuste salarial nos últimos seis anos. 

As reivindicações do Banco Central 

O Sinal, além de pedir por aumento salarial, também conta com seus próprios pedidos no direito dos trabalhadores, como: 

  • Mudar o nome do cargo de analista para auditor; 
  • Oferecer bônus referente a produtividade dos funcionários; 
  • Exigência de ensino superior como critério para atuar como técnico. 

Entretanto, até então, o sindicato teve um retorno insatisfatório em relação ao salário junto com os demais setores. De acordo com dados do governo, a folha de pagamento aumentará em 1% no próximo ano. 

Foto de trabalhadores segurando cartazes em protesto
Imagem: voy ager / shutterstock.com

Consequências da paralisação 

Até o momento, a previsão é que o Banco Central pare por apenas um dia. Contudo, o tempo curto também afeta alguns serviços em andamento. Ainda que não se calcule exatamente o nível de impacto, a paralisação afetará os andamentos e a implementações do Drex (real digital) e do Pix parcelado. 

Veja também:

Você pode ganhar R$ 30 de desconto no abastecimento agora; saiba como

Por fim, apesar de até então não haver prorrogações para a mobilização da quarta, ainda existe a possibilidade de haver uma greve efetiva neste mês. 

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com