Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco lança manual contra golpe do FGTS; confira

Para prevenir mais vítimas de golpe do FGTS, banco lança manual que vai ajudar na proteção de beneficiários. Entenda!

O PicPay compartilhou recentemente em sua conta do X, algumas orientações para evitar golpes do FGTS. O banco lança o manual na expectativa de reduzir as vítimas que perdem o seu dinheiro de fundo de garantia para criminosos da Internet. 

Por meio das dicas, ele informa quais são as formas que os golpistas mais usam para ter acesso ao Caixa Tem e como a pessoa pode evitar esse problema. O PicPay também informa quais são as medidas que devem ser tomadas pelo beneficiário caso isso ocorra. 

Banco lança manual para beneficiários 

Em seu blog, o PicPay informa que os criminosos usam o dinheiro parado em conta para realizar golpes com o FGTS. No entanto, para conseguir fazer isso, eles precisam do acesso ao Caixa Tem por meio de informações e dados da vítima. 

Uma das formas mais comuns de golpe é o phishing, onde os golpistas se passam por grandes empresas, principalmente lojas. Com esse método, eles enviam um link por e-mail, WhatsApp ou outras formas de comunicação. Em seguida, eles informam sobre uma promoção que vai chamar a atenção da vítima e solicitam dados do beneficiário para “cadastro”. 

Veja também:

Feirão Limpa Nome da Serasa começa hoje (30); veja como participar

O banco também avisou por meio do manual que, além de lojas, os golpistas também se passam por bancos oferecendo a possibilidade de um alto saque. 

Mão segurando um smartphone com a logo do PicPay na tela
Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com

Como escapar de golpes do FGTS 

Como dicas para evitar problemas envolvendo golpistas, o PicPay informou em seu manual algumas formas de se prevenir:

  • Consultar canais oficiais de lojas e bancos; 
  • Redobrar a atenção em aplicativos de mensagem como, SMS e WhatsApp; 
  • Jamais fornecer dados pessoais, principalmente os relacionados ao Caixa Tem; 
  • Não permitir novas notificações de sites suspeitos; 
  • Orientar pessoas com maior vulnerabilidade para golpes. 

No entanto, esses cuidados não são válidos para o caso de vazamento de dados, como ocorreu com o Auxílio Brasil. Isso porque, nesse caso a responsabilidade é da empresa, portanto não há uma forma de evitar por parte da vítima. 

O que fazer caso eu seja vítima?

Nesse caso, seguindo as recomendações da Caixa, o manual orienta primeiro buscar uma agência do banco para conseguir mais informações. A polícia usa esses dados para abrir um Boletim de Ocorrência, que será usado pela Caixa para abrir um processo administrativo. Caso não tenha como recuperar o dinheiro, o ideal é recorrer à justiça com a ajuda de um advogado. 

Você pode conferir o manual completo no blog do PicPay. 

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com