Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos Centrais estão comprando grandes quantidades de ouro; entenda o motivo

Quantidade adquirida de ouro pelos bancos centrais atingiu o maior patamar em anos em 2022. Saiba os principais fatores que explicam!

Em reportagem da BBC Brasil e, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro, os bancos centrais registraram a maior quantidade de ouro nas suas reservas desde 1950, início da série histórica. As autoridades monetárias têm feito a troca de seus dólares para o metal, como uma forma de reduzir a dependência dos Estados Unidos. 

Isso não significa, entretanto, que a hegemonia do dólar esteja em risco. Para analistas, a moeda norte-americana deve continuar com o seu papel fundamental no cenário internacional. Ainda assim, países como Brasil, China e Índia têm adquirido ouro em ritmo acelerado.

Conforme apontam analistas, o grande motivo por trás desse movimento é a Guerra na Ucrânia. Diante do conflito, as nações passaram a observar como foi fácil para os EUA impor sanções à Rússia. 

Reservas do dólar em queda

Em duas décadas, as reservas do dólar caíram de 70% para 58%. Dessa forma, economistas acreditam que o mundo caminha para uma realidade multipolarizada. Vale lembrar que a rapidez nas sanções anunciadas pelos EUA para a Rússia só foi possível porque o país estava com amplas reservas do dólar.

Assim, diversas nações do planeta buscam maneiras de evitar possíveis sanções futuras, com a redução das quantias das reservas da moeda norte-americana. Não à toa, o ouro tem alcançado, segundo a BBC Brasil informa, uma valorização significativa. Apenas neste ano, o metal avançou mais de 10%.

Benefícios do ouro 

Para além das questões expostas acima, os bancos centrais adquirem o ouro pela expectativa de que o valor se mantenha em momentos de crises econômicas, uma vez que não dependem de nenhum outro órgão ou governo.

O ouro ainda possibilita que as autoridades monetárias consigam uma maior diversificação de suas carteiras de ativos. Por isso, o movimento é visto como um passo positivo nesse sentido. 

Por fim, a elevação da taxa de juros em escala global também é uma medida que faz com que os bancos passassem a reduzir as reservas em dólar. 

Imagem: Rost9 / Shutterstock.com