Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos liberam cartões de crédito para menores de 18 anos?

Descubra se as instituições financeiras disponibilizam cartões de crédito para clientes menores de idade e se este serviço é recomendado.

Em diversas instituições financeiras é possível realizar a abertura de conta para pessoas menores de 18 anos. Mas será que o serviço de cartão de crédito também está disponível nesses bancos?

Por meio da criação de contas bancárias em seus nomes, os jovens podem aprender a lidar com finanças desde cedo, o que pode ser vantajoso para seus futuros, principalmente na responsabilidade com o dinheiro.

O serviço de cartão de crédito pode ser complicado quando o assunto são pessoas menores de idade, já que exige um controle de gastos e comprometimento com o pagamento da fatura. Confira mais detalhes sobre o assunto a seguir.

Cartões de crédito para menores de 18 anos

Mesmo que a abertura de conta bancária para jovens menores de 18 anos esteja disponível em diversos bancos, nem todos oferecem serviços como empréstimos pessoais e cartões de crédito.

Isso porque a contratação desses serviços exige uma grande responsabilidade financeira. Porém, algumas instituições financeiras disponibilizam os serviços de crédito para menores de idade.

Mas vale a pena lembrar que sempre que um menor contratar os serviços bancários, é necessário que esteja acompanhado de um responsável que possa monitorar seus gastos. Bem como estar atento ao pagamento de faturas decorrentes de gastos no cartão de crédito.

Cartão de crédito para menores vinculado à conta de responsáveis

Alguns bancos oferecem a opção de vincular o nome dos filhos às contas dos pais ou responsáveis legais. Possibilitando assim que um cartão seja gerado no nome do menor de idade, mas sem que a responsabilidade financeira dependa totalmente dele.

Por meio desse tipo de serviço, os pais ou responsáveis podem ainda monitorar os gastos do filho e realizar o pagamento das faturas na data correta. Assim, evitando situações que possam resultar no endividamento do menor de idade.

Tudo isso possibilitando ao jovem o contato com o mundo financeiro, em que ele pode aprender sobre os próprios gastos e sobre controle, gerando maior responsabilidade quando o assunto é dinheiro.

Imagem: Prostock-studio | shutterstock