Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bandidos aprimoram golpes bancários online; saiba como se prevenir

Saiba como se proteger dos golpes bancários online aprimorados por criminosos e conheça dicas de prevenção!

Com a digitalização dos serviços financeiros, um alerta vem sendo constantemente emitido pelas autoridades e especialistas: os golpes bancários digitais estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados.

Dessa forma, uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Nubank, trouxe à tona que uma grande maioria dos participantes, nove em cada dez, percebe um aumento na elaboração dessas fraudes. Continue a leitura para mais informações!

Golpes bancários estão mais elaborados, segundo pesquisa

Pessoa digitando em um teclado de computador. Em cima, um sinal de alerta em vermelho. golpes
Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Esse tipo de crime tem afetado significativamente a população brasileira, com 72% dos entrevistados afirmando já terem ouvido sobre casos de vítimas em aplicativos financeiros. Isso indica não apenas a prevalência desses ataques, mas também a importância de uma conscientização maior sobre como eles ocorrem e as melhores formas de se proteger.

A resposta para o aumento dos golpes bancários digitais passa por diversos fatores. Primordialmente, a falta de informação e a desatenção das possíveis vítimas são aspectos que facilitam a ação dos criminosos. Além disso, a sofisticação e inovação contínua nas táticas usadas pelos fraudadores tornam os golpes mais difíceis de serem identificados a tempo.

Como funcionam as fraudes mais comuns?

Dentro do vasto leque de golpes bancários, a engenharia social destaca-se como um dos métodos mais utilizados. Os criminosos, munidos de informações obtidas de maneira ilegítima, entram em contato com as vítimas fingindo ser representantes de instituições financeiras legítimas.

Veja também:

Serasa e o perdão das dívidas: como funciona e como participar?

A partir daí, eles inventam cenários urgentes, como a necessidade de bloquear uma transação fraudulenta, por exemplo, para manipular emocionalmente suas vítimas e obter informações pessoais e financeiras.

Saiba como se prevenir

Sendo assim, conscientização e precaução são as melhores armas contra esses golpes bancários. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) compartilha algumas dicas valiosas para a segurança dos usuários:

  • Golpe da falsa central de atendimento: Sempre questione solicitações de dados pessoais ou bancários feitas por telefone ou mensagem;
  • Golpe no WhatsApp: Ative a verificação em duas etapas para evitar a clonagem do aplicativo e não compartilhe códigos de segurança;
  • Golpe do link falso/phishing: Desconfie de e-mails ou mensagens que peçam informações pessoais e evite clicar em links suspeitos;
  • Golpe com boletos: Analise cuidadosamente os dados de boletos e sua autenticidade antes de efetuar pagamentos;
  • Roubos de dados armazenados no celular: Evite salvar senhas ou dados sensíveis diretamente no aparelho móvel.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital