Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BB pode ser o banco a pagar os maiores dividendos deste ano; entenda

O setor bancário se destaca no pagamento de proventos. Sendo assim, confira a projeção para o Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) pode pagar dividendos maiores do que o esperado. A estatal vem pagando ótimos proventos de forma consistente com o passar dos anos e, segundo analistas da XP Investimentos, corretora nacional, o banco pode estar entre os maiores pagadores deste ano.

O setor bancário se destaca no pagamento de proventos, já que algumas dessas empresas pagam de forma mensal e têm ótimos resultados. Dessa forma, as ações que estão inseridas nesta área são quase que obrigatórias na carteira de investidores que buscam renda passiva.

O que são dividendos?

Por lei, as empresas listadas na B3 (Bolsa de Valores Brasileira), devem distribuir parte de seus lucros aos acionistas, no mínimo anualmente. Esses lucros podem ser repassados aos acionistas de duas maneiras.

Uma delas é em forma de dividendos, onde a companhia lida com os impostos. Outra é em forma de Juros sobre Capital Próprio (JCP), que tem imposto retido na fonte, ou seja, o montante liberado pela empresa não é o mesmo que cai na conta do cliente, pois a parcela do imposto já fica retida.

Qual o histórico de pagamentos do Banco do Brasil? 

O Dividend Yield é um indicador que mede os dividendos pagos pelas companhias. O Yield do Banco do Brasil é de 11,5%, pois nos últimos 12 meses a instituição negociada em bolsa pelo código de BBAS3 pagou R$ 4,52 por ação.

A projeção é de que esse Yield vá para 12,2% até o final do ano e cresça ainda mais no ano que vem. Deste modo, a instituição financeira será o banco que mais irá pagar dividendos no ano.

Vale a pena comprar as ações do banco para pegar os dividendos?

O investidor que pretende comprar ações do banco deve levar em consideração o futuro desses papéis além dos dividendos. As projeções são de alta nos resultados do BB. Assim, os preços dos ativos devem subir, bem como o valor dos dividendos pagos por ação.

Imagem: PopTika / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital