Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiário do Pix Taxista não precisa enviar o número da conta

O Ministério do Trabalho e da Previdência Social, não envia nenhum pedido de número de conta, nem mesmo senha para pagar o Pix Taxista

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, a pasta não envia nenhum pedido de número de conta, nem mesmo senha para que seja realizado o pagamento do Pix Taxista. O depósito é feito automaticamente em uma conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Portanto, após o profissional ser selecionado para o recebimento do auxílio-taxista, o sistema do Governo identifica se o cidadão já possui uma conta do Caixa Tem. Caso já possua, a quantia é depositada nesta plataforma. Se ele não tiver uma conta, o sistema cria uma gratuitamente, sem que haja necessidade de solicitação.

Caixa Tem

Dessa forma, o único procedimento que o profissional deve fazer é baixar o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), criar uma conta e inserir os seus dados pessoais. Assim, será possível utilizar o valor do Pix Taxista sem ter que enviar nenhum dado das suas contas. Por meio do aplicativo, o taxista poderá transferir o saldo para um banco de sua preferência.

Ademais, por meio do Caixa Tem, é possível realizar compras online, pagar boletos, fazer Pix, além de gerar um código para saque, onde é possível pegar o dinheiro em espécie em qualquer caixa eletrônico, correspondente Caixa Aqui ou casa lotérica.

Contudo, cada beneficiário tem um prazo de 90 dias – 3 meses – para movimentar o Pix Taxista. Caso contrário, a quantia voltará para os cofres públicos.

Como se inscrever no Pix Taxista

É importante salientar que não há nenhum tipo de inscrição direta para receber o Pix Taxista. Pois, desde julho, as prefeituras de todas as cidades do país estão enviando informações sobre os seus taxistas ao governo federal. Assim, com estes dados, a Dataprev seleciona quem pode receber o benefício.

Por fim, o taxista pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para perguntar como anda o processo de envio dos dados. De modo que as gestões municipais podem enviar as informações somente até segunda-feira (10).

Imagem: lazyllama/shutterstock.com