Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Auxílio Brasil têm um mês para corrigir dados

Na última quinta-feira (13), véspera do final do prazo oficial, o Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) atualizarem seus dados, a fim de evitar o bloqueio do Auxílio Brasil. Assim, os processos tiveram início em fevereiro e abrangem 8 milhões de famílias.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município”, afirmou o Ministério por meio de nota.

Atualização

Portanto, caso não haja a atualização dos dados, os benefícios podem ser suspensos e até mesmo cancelados a partir de 2023. Pois, além de ser um dos principais requisitos para integrar programas como o Auxílio Brasil, Vale-Gás e Benefício de Prestação Continuada (BPC), as informações do CadÚnico são utilizadas pelos Estados e municípios para o desenvolvimento de políticas públicas.

Dessa forma, caso haja pelo menos um dado a ser alterado, é preciso que o responsável pelo núcleo familiar vá até um posto de atendimento do CadÚnico para atualizar o cadastro de sua família. Veja os endereços aqui.

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, explicou o ministério.

Cerca de 263 mil famílias estavam com os dados desatualizados até o início de outubro. 

Como conferir a situação do cadastro

O aplicativo do Cadastro Único (disponível para Android e iOS) é uma das ferramentas disponibilizadas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. Assim, na plataforma, os beneficiários também conseguem saber se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e como devem proceder para regularizar seus dados.