Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família com CPF irregular terão o pagamento bloqueado; entenda agora

O Bolsa Família pode cancelar o pagamento dos valores para quem está com CPF irregular, segundo uma nova norma. Entenda!

Os beneficiários do programa assistencialista do Governo Federal, o Bolsa Família, podem ter o pagamento cancelado em caso de CPF irregular. Trata-se, portanto, de uma nova norma publicada nesta quarta-feira (13).

Assim, a Instrução Normativa SENARC/MDS nº 33 é mais um passo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) contra irregularidades no programa social. Saiba mais!

Pessoas com CPF irregular podem Bolsa Família cancelado

bloqueio Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A partir de janeiro de 2024, os beneficiários com algum tipo de inconsistência em seus CPFs poderão ter os benefícios do Bolsa Família bloqueados, ou até mesmo cancelados. Essa atualização possui o intuito de explicar detalhadamente as novas regras, apresentando formas de verificar a situação cadastral e solucionar possíveis irregularidades.

Veja também:

Comece 2024 recebendo mais: veja aqui como aumentar o valor da aposentadoria

Assim, a norma reforça as medidas de segurança no Cadastro Único (CadÚnico) do Programa Bolsa Família. Ela estabelece ações de controle para evitar que pessoas com CPF suspenso, cancelado ou com divergências na Receita Federal tenham acesso ao benefício.

Vale ressaltar que, desde agosto de 2023, as famílias que não regularizam suas pendências nos CPF estão impedidas de se habilitar para o Programa.

Famílias serão notificadas se estiverem irregulares

De acordo com o MDS, as famílias que possuam alguma inconsistência receberão uma notificação através de mensagens enviadas no extrato de pagamento dos benefícios. Assim, isso irá ocorrer por meio do aplicativo do Bolsa Família (Android e iOS) e do Caixa Tem (Android e iOS).

Sendo assim, caso as famílias não resolverem a situação em até seis meses, os benefícios são cancelados. O bloqueio por CPF irregular impedirá que as famílias saquem as parcelas disponíveis, bem como as parcelas geradas nos meses seguintes até o desbloqueio.

Portanto, desde já, é possível se adiantar e consultar a situação dos CPFs dos membros da família pelo site da Receita Federal, por exemplo.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital