Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do BPC têm direito a GRANDE desconto, mas muitos não sabem

Se você recebe o BPC do INSS precisa saber sobre um super desconto do governo; descubra o que é e como funciona!

Quem recebe o Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem o valor de R$ 1.320 por mês, mas esse não é o único auxílio deste grupo. Muitos não sabem, mas os beneficiários do BPC podem receber isenção total na conta de luz.

De modo geral, o desconto fica em 65%, algo muito vantajoso para esse público. A isenção de 100% é liberada para famílias indígenas e quilombolas que consomem até 50 kWh por mês.

O abatimento é possível graças ao programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Assim que o INSS libera o BPC ao idoso ou à pessoa com deficiência, a inclusão da pessoa no programa de desconto de luz já é feita de forma automática.

Descontos de 10% a 100% na conta de luz: como funcionam?

Os grupos familiares indígenas e quilombolas que tiverem o consumo mensal da energia elétrica de até 50 kWh receberão 100% de desconto sobre o valor. Já as demais famílias têm um máximo de 65% para gastos de até 30 kWh por mês.

No mesmo sentido, os indígenas e quilombolas ganham desconto de 40% se o consumo mensal for entre 51 e 100 kWh. Por outro lado, outras famílias terão a mesma redução para dispêndios entre 31 e 100 kWh de energia.

Por fim, todos que consumirem entre 101 e 220 kWh por mês pagarão 10% a menos na conta de luz. Ademais, se ultrapassar 221 kWh, não haverá possibilidades de abatimento. 

Somente os beneficiários do BPC têm desconto na conta de luz?

Este desconto não está limitado aos beneficiários do BPC. As pessoas com renda per capita de até ½ salário mínimo, que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão fazer parte do programa. No entanto, há uma exceção quanto à renda familiar para receber o abatimento.

Se a renda mensal da família registrada no CadÚnico for de até 3 salários mínimos (R$ 3.960), mas houver um integrante em tratamento de doença, que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica, a redução na conta também será liberada.

Por fim, todos os inscritos no CadÚnico são incluídos automaticamente na lista de pessoas com desconto. Portanto, não é necessário fazer a solicitação da inclusão no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com