Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários excluídos do Bolsa Família conseguem voltar a receber o auxílio?

Alguns critérios precisam ser seguidos, caso o beneficiário necessite retornar ao Bolsa Família. Confira!

A resposta é sim! Beneficiários excluídos do programa de transferência de renda do governo federal, podem retornar a receber o Bolsa Família. Assim, famílias que tiveram a renda alterada e saíram do programa, podem voltar, caso a situação econômica mude novamente.

Dessa forma, os beneficiários que necessitarem regressar, terão o chamado retorno garantido, tendo prioridade na concessão do auxílio. Entenda como funciona, a seguir.

Beneficiários excluídos do Bolsa Família podem retornar?

Nesse sentido, para receber o auxílio do governo é necessário que a família esteja em vulnerabilidade social, ou seja, não consiga prover seu próprio sustento. Desse modo, caso o solicitante melhore sua condição financeira, terá o benefício suspenso.

No entanto, há situações em que a renda familiar pode ser alterada novamente e, com isso, o Bolsa Família volte a ser necessário para o sustento dessas pessoas. Nesses casos, essa família terá o acesso garantido por já ter feito parte do programa social.

Para receber o auxílio é necessário manter os dados atualizados

Diante disso, o responsável familiar pelo recebimento do auxílio deve manter atualizado os dados no Cadastro Único, pois, é através deste sistema que o governo federal analisa as informações e concede o benefício para as famílias. Assim, precisará que qualquer alteração na renda ou no núcleo familiar seja atualizada no CadÚnico.

Saiba quais são as situações em que o representante familiar precisa atualizar o cadastro para receber o Bolsa Família:

  • Nascimento ou morte de algum membro;
  • Mudança de endereço;
  • Alteração na renda familiar;
  • Mudança de escola.

Veja o cronograma de pagamento para o mês de maio

O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio ocorrerá a partir da próxima quinta-feira (18), conforme a divulgação feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A ordem do pagamento é realizada com base no final do Número de Identificação do Usuário (NIS). Assim, o calendário para esse mês é o seguinte:

1 – 18 de maio;

2 – 19 de maio;

3 – 22 de maio (antecipado para 20 de maio);

4 – 23 de maio;

5 – 24 de maio;

6 – 25 de maio;

7 – 26 de maio;

8 – 29 de maio (antecipado para 27 de maio);

9 – 30 de maio;

0 – 31 de maio.

Por fim, o pagamento do benefício é realizado pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo Caixa Tem. Contudo, quem optar pelo saque poderá efetuar na Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas credenciadas.

Imagem: faungfupix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital