Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício bloqueado do INSS está sendo liberado nas agências HOJE (3)

Um benefício do INSS foi liberado nesta sexta-feira (3) para os trabalhadores que o solicitaram. Saiba mais!

Uma ótima notícia para os brasileiros! Um importante benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a ser liberado nesta sexta-feira (3). Trata-se, portanto, da solicitação do auxílio-doença nas agência do órgão.

Dessa forma, as unidades do INSS reabriram hoje após fecharem em decorrência do feriado nacional de Finados, no último dia 2. Assim, é possível realizar as perícias médicas agendadas normalmente. Saiba mais informações.

Benefício do INSS liberado novamente nesta sexta-feira (3)

Celular mostrando tela inicial do aplicativo Meu INSS sobre um conjunto de notas de R$ 100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Com o fim do feriado no dia 2, as agências da Previdência Social passam a funcionar normalmente a partir de hoje. O atendimento aos segurados do INSS acontece no horário habitual das 7h às 17h, ou das 8h às 17h, dependendo da região.

Veja também:

Plano de assinatura com anúncios da Netflix atinge marca surpreendente; confira

Portanto, os requerentes do auxílio-doença podem realizar normalmente exames médicos agendadas para a data. Porém, se não houver peritos o suficiente na unidade em questão, é possível fazer a solicitação do benefício através do Atestmed.

Como utilizar o Atestmed?

O INSS lançou essa nova forma de pedir auxílio-doença neste ano. Logo, através da plataforma Meu INSS (Android, iOS), ou na própria agência, é possível obter a liberação do benefício do INSS sem a necessidade de perícia médica. Ainda, deve apresentar atestados, laudos e exames médicos recentes, além dos demais documentos necessários para esse procedimento.

Em suma, o Atestmed é uma forma de agilizar o atendimento daqueles que pediram pelo auxílio-doença. Desse modo, o INSS fará a análise da documentação do requerente e a resposta virá em até 15 dias. Além disso, o agendamento de uma perícia médica só acontece se for necessário.

No entanto, é preciso seguir alguns critérios para conseguir a concessão do benefício do INSS. Confira abaixo quais são eles.

  • Possuir qualidade de segurado;
  • Ter feito, pelo menos, 12 contribuições previdenciárias antes do mês do afastamento (com exceção de acidente de trabalho e doença grave);
  • Apresentar um atestado médico comprovando a necessidade de afastamento do trabalhador por mais de 15 dias;
  • Não há exigência de carência no caso de doenças graves ou acidentes, porém é preciso que o trabalhador tenha qualidade de segurado.

Imagem: rafapress / shutterstock.com