Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício do Governo Federal com pagamento AUTOMÁTICO para brasileiros; entenda

Descubra como o Governo Federal está proporcionando um benefício automático para diversos brasileiros por aqui!

O Governo Federal anunciou uma liberação automática de um benefício para diversos brasileiros. Trata-se, portanto, do acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para as famílias de baixa renda, além de comunidades indígenas e quilombola.

Essa iniciativa, além de proporcionar um alívio financeiro, representa um importante passo para a inclusão social e econômica desses grupos. Continue a leitura para mais informações!

Benefício da TSEE liberado para brasileiros

Lâmpada e moedas sobre uma conta de luz
Imagem: TanitJuno / Shutterstock.com

Com isso, aqueles que estão aptos a receber o benefício poderão ter um desconto de até 65% na conta de energia. Para as comunidades indígenas e quilombolas, esse desconto pode chegar a 100%, dependendo do consumo elétrico mensal.

A concessão desse benefício serve para atender especificamente famílias de baixa renda, que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a meio salário mínimo. Além disso, idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também se encaixam no perfil elegível para o desconto na tarifa de energia.

Para se beneficiar da TSEE, é necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema de registro das famílias de baixa renda facilitando o acesso a programas sociais.

Como fazer o cadastro no CadÚnico e obter a TSEE?

Para garantir o benefício da TSEE, é necessário cadastrar o Número de Identificação Social (NIS) junto à distribuidora de energia. Assim, é possível garantir o desconto automático na conta de luz e uma redução significativa nos custos com energia elétrica.

A inscrição no CadÚnico deve ocorrer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo responsável familiar. Este deve apresentar a documentação completa de todos os membros da família, passar por uma entrevista com os agentes do local.

Veja também:

INSS: órgão prorroga a validade do concurso para Técnico do Seguro Social

Por fim, entre os documentos necessários para o cadastro, estão o CPF do responsável familiar, Título de Eleitor, documento de identificação com foto e o comprovante de endereço

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com