Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício do INSS leva em média quase 1 ano e meio para ser aprovado

Benefício do INSS leva, em média, quase 1 ano e meio para ser aprovado. Saiba quanto tempo pode demorar o seu requerimento.

Um cidadão que deseja a aprovação de benefício algum benefício do INSS pode esperar por mais de um ano. De acordo com a constituição nacional, o prazo máximo ideal é de 45 dias, podendo ser estendido por outros 45. Entretanto, essa não é a realidade do sistema. 

Dependendo do tipo do pedido e do estado onde o requerente está, a autorização pode demorar mais ou menos tempo. Esses dados do INSS foram compartilhadas por meio da ‘Lei de Acesso à Informação’, pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Com isso, ficou comprovado que a aprovação de um pedido de auxílio-reclusão pode demorar mais de 400 dias. Além disso, a aprovação de benefícios por incapacidade demoram mais de 90 dias.

Demora no benefício do INSS

Esses não são os únicos auxílios com aprovação lenta. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência leva, em média, mais de 223 dias para concessão. Já os programas como pensão por morte, auxílio-temporário e auxílio-acidente podem demorar mais de 120 dias, em média.

A demora em aprovar o benefício do INSS já está sendo estudada pela equipe de transição do novo governo. Assim, estão buscando formas de diminuir o tempo de aprovação dos processos. 

Além disso, o grupo também quer melhorar o funcionamento do robô do INSS. Esse robô é a inteligência artificial que tem como função identificar quais pedidos seguem adiante e quais são indeferidos 

Estima-se que esse robô seja o responsável pelo aumento de 32% da fila de espera. Atualmente, segundo a pesquisa feita pela equipe de transição, são mais de 5 milhões de pessoas estão esperando algum benefício da instituição.

Vidas em perigo

De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, o atraso do benefício do INSS coloca a vida dos requerentes em risco. Isso porque muitos deles estão desempregados, sofreram algum acidente no trabalho ou perderam o principal provedor da casa. 

Para melhorar a situação, o próprio INSS está buscando soluções. De acordo com o órgão, existem trabalhos sendo realizados na área de capacitação dos funcionários, melhorias técnicas, reestruturação interna, parcerias e simplificação da legislação.  

Imagem: Zigres/shutterstock.com