Black Friday: maioria deve fazer suas compras com cartão de crédito
Embora o cartão de crédito continue sendo o meio mais utilizado na Black Friday, a intenção de uso no evento deste ano teve queda. Confira!
No dia 17 de outubro de 2023, a Conversion realizou uma pesquisa com 400 brasileiros conectados à internet sobre a Black Friday, que acontecerá no dia 24 deste mês. Assim, o levantamento mostra que o evento deve crescer 9% este ano em relação a 2022, já que 90,5% dos entrevistados manifestaram a intenção de fazer compras na ocasião.
Dessa forma, 15,7% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday para comprar eletrônicos e eletrodomésticos. Já 14% tem a intenção de adquirir Celulares, 11,4% Moda e Acessórios, 11,3% Calçados e 8,5% Cosméticos. Veja mais detalhes sobre a pesquisa.
Meios de pagamento utilizados na Black Friday
O levantamento da Conversion também traz os principais meios que serão utilizados pelos consumidores para comprar na Black Friday. Confira:
- Cartão de crédito: 32,2%;
- Pix: 28,2%
- Cartão de débito: 14,6%;
- Carteiras de Pagamento (PicPay, Mercado Pago, Paypal): 9,2%;
- Dinheiro: 9,0%;
- Boleto: 6,2%;
- Depósito: 0,5%.
Portanto, embora o cartão de crédito continue sendo o meio mais utilizado na Black Friday, a intenção de uso no evento deste ano teve queda de 1,3% em comparação a 2022. Em contrapartida, o Pix, lançado pelo Banco Central em 2020, apresentou um crescimento de 54,4% na pretensão de uso na Black Friday deste ano em comparação ao ano passado.
Veja também:
INSS inicia pagamentos de novembro em breve; saiba como consultar

Onde os consumidores pretendem comprar neste ano
Além disso, a pesquisa da Conversion também revela que, para as compras da Black Friday, os meios digitais são os preferidos dos consumidores, com 72,3% da preferência. Confira o ranking:
- Sites/lojas virtuais: 40,7%;
- Lojas físicas: 26%;
- Aplicativos: 25%;
- Redes sociais: 6,6%;
- Telefone: 1,7%.
Ademais, de acordo com a pesquisa, 50% dos consumidores têm a intenção de gastar acima de R$ 1 mil nesta Black Friday. Já 33,4% dos respondentes pretendem gastar entre R$ 150,01 e R$ 500,00. Ademais, o principal atrativo dos consumidores no evento são os preços baixos.
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com