Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: maioria deve fazer suas compras com cartão de crédito

Embora o cartão de crédito continue sendo o meio mais utilizado na Black Friday, a intenção de uso no evento deste ano teve queda. Confira!

No dia 17 de outubro de 2023, a Conversion realizou uma pesquisa com 400 brasileiros conectados à internet sobre a Black Friday, que acontecerá no dia 24 deste mês. Assim, o levantamento mostra que o evento deve crescer 9% este ano em relação a 2022, já que 90,5% dos entrevistados manifestaram a intenção de fazer compras na ocasião.

Dessa forma, 15,7% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday para comprar eletrônicos e eletrodomésticos. Já 14% tem a intenção de adquirir Celulares, 11,4% Moda e Acessórios, 11,3% Calçados e 8,5% Cosméticos. Veja mais detalhes sobre a pesquisa.

Meios de pagamento utilizados na Black Friday

O levantamento da Conversion também traz os principais meios que serão utilizados pelos consumidores para comprar na Black Friday. Confira:

Portanto, embora o cartão de crédito continue sendo o meio mais utilizado na Black Friday, a intenção de uso no evento deste ano teve queda de 1,3% em comparação a 2022. Em contrapartida, o Pix, lançado pelo Banco Central em 2020, apresentou um crescimento de 54,4% na pretensão de uso na Black Friday deste ano em comparação ao ano passado.

Veja também:

INSS inicia pagamentos de novembro em breve; saiba como consultar

Na imagem, mulher com sacola escrito "Black Friday"
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com

Onde os consumidores pretendem comprar neste ano

Além disso, a pesquisa da Conversion também revela que, para as compras da Black Friday, os meios digitais são os preferidos dos consumidores, com 72,3% da preferência. Confira o ranking:

  • Sites/lojas virtuais: 40,7%;
  • Lojas físicas: 26%;
  • Aplicativos: 25%;
  • Redes sociais: 6,6%;
  • Telefone: 1,7%.

Ademais, de acordo com a pesquisa, 50% dos consumidores têm a intenção de gastar acima de R$ 1 mil nesta Black Friday. Já 33,4% dos respondentes pretendem gastar entre R$ 150,01 e R$ 500,00. Ademais, o principal atrativo dos consumidores no evento são os preços baixos.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com