Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: maioria dos brasileiros deve comprar eletrônicos e roupas

Confira a lista das categorias de produtos que os consumidores pretendem adquirir na Black Friday deste ano!

A MindMiners e a Spark realizaram um estudo intitulado “A Black além da Black”, que traz um panorama das tendências da Black Friday deste ano. Nesse sentido, 86% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de fazer compras durante o evento comercial, sendo que 36% deles fazem sempre ou frequentemente.

Em contrapartida, apenas 17% afirmaram não ter a intenção de fazer compras este ano. Entre os motivos para não comprar na data estão: falta de dinheiro (37%), falta de confiança nas promoções (27%), não precisa de nada no momento (21%), não acha os descontos atrativos (12%) e não sabe quando será a Black Friday (2%). Veja mais detalhes!

Compras na Black Friday

As categorias de produtos que os consumidores pretendem adquirir na Black Friday deste ano são:

  • Equipamentos eletrônicos: 49%;
  • Vestuário e acessórios: 46%;
  • Eletrodomésticos: 36%;
  • Beleza e cuidados pessoais: 34%;
  • Casa e decoração: 27%;
  • Livros: 26%;
  • Alimentos e bebidas: 26%;
  • Artigos esportivos / fitness: 18%;
  • Saúde e bem-estar: 17%;
  • Serviços (telefonia, streaming, cursos, etc): 16%;
  • Itens infantis: 16%;
  • Viagem / turismo: 14%;
  • Automotivo: 8%;
  • Outros: 2%.

Além disso, vale ressaltar que, em média, cada consumidor escolheu três categorias de produtos que desejavam. Portanto, as pessoas não se limitam a uma única categoria de interesse, sendo que vestuário e equipamentos eletrônicos aparecem em vários segmentos.

Veja também:

Parcela extra em auxílio de R$ 2.640 está confirmada; veja se você pode receber

Mulher consulta tablet carregando muitas sacolas de compras, em uma das quais se lê "Black Friday."
Imagem: PopTika / shutterstock.com

Marcas mais lembradas do evento comercial

Ademais, a pesquisa também questionou qual é a marca mais lembrada pelos consumidores na Black Friday e as respostas foram as seguintes:

  • Amazon;
  • Samsung;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • LG;
  • Nike;
  • Brastemp;
  • Eletrolux;
  • Riachuelo;
  • Casas Bahia;
  • Renner;
  • Adidas;
  • O Boticário;
  • Arno;
  • Marisa;
  • Aliexpress;
  • Natura;
  • Apple;
  • Carrefour;
  • Shein;
  • Consul.

Nesse contexto, o levantamento revela que 84% dos consumidores pretendem se “autopresentear” nessa Black Friday, ou seja, comprar produtos para si mesmos. Por fim, aparecem logo em seguida namorado(a)/esposo(a) com 36% e filho/enteado com 35%.

Imagem: PopTika / shutterstock.com