Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BNDES e Petrobras pretendem criar fundo para pequenas e médias empresas

O BNDES e a Petrobras se uniram para realizar um estudo a fim de oferecer um fundo para pequenas e médias empresas. Entenda!

A Petrobras, em colaboração com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou nesta quarta-feira (21) que dará início a estudos para estruturar um fundo de Corporate Venture Capital (CVC).

Dessa forma, o principal objetivo do fundo é fornecer apoio a micro, pequenas e médias empresas que operam principalmente no campo da tecnologia. Continue a leitura para mais informações!

BNDES e Petrobras estudam criação de fundo para pequenas e médias empresas

Imagem da fachada do prédio do BNDES
Imagem: Photocarioca / Shutterstock.com

O primeiro passo do BNDES e da Petrobras será identificar os setores mais potenciais para este tipo de investimento. Logo, isso leva em conta temas relacionados à transição energética. De acordo com a estatal, está havendo a busca de setores alinhados com as estratégias de longo prazo da empresa e do banco.

Esta iniciativa é uma das ações resultantes do Acordo de Cooperação Técnica assinado no ano passado. Ele visava a formação de uma Comissão Mista BNDES-Petrobras, voltada para as áreas de óleo e gás, pesquisa científica, transição energética e descarbonização e desenvolvimento produtivo e governança.

Ademais, o acordo terá vigência de até 4 anos. O primeiro fundo de CVC da Petrobras e do BNDES terá sua formação de acordo com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O gestor do fundo será escolhido através de um edital público, tendo autoridade e independência nas decisões de investimento.

Investimentos em inovação

A tese de investimento focará em negócios inovadores relacionados a energias renováveis e de baixo carbono, a fim de acelerar o posicionamento da Petrobras na transição energética. A estatal já planeja investir US$100 milhões na estratégia de investimentos em CVC nos próximos 5 anos, conforme está expresso em seu Plano Estratégico 2024–2028.

Por sua vez, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a cooperação com o BNDES aceleraria os processos de governança e estruturação do CVC. Isso visa impulsionar o crescimento e capturar o valor da inovação em energias de baixo carbono.

Veja também:

Bolsa Família tem extra de R$ 350, confira se você tem direito

Por fim, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, reconhece a importância de investir em transição energética e inovação como forma de garantir o desenvolvimento sustentável da economia brasileira.

Imagem: Photocarioca / Shutterstock.com