Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família em risco! Você NÃO irá receber em agosto se não fizer isto; confira e previna-se

Mudanças nas regras do Bolsa Família podem impactar o recebimento do benefício de agosto. Saiba mais sobre o que vai acontecer!

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o poder, em janeiro deste ano, o governo realizou uma série de reformulações no Bolsa Família, principal programa de redistribuição de renda do Brasil. Assim, muitos beneficiários estão com dúvida sobre a nova fase da política social.

Especialmente porque, em agosto, existe a possibilidade de o Governo Federal não pagar uma série de pessoas inscritas no programa. Afinal, segundo as novas regras, a União não pode repassar o valor para quem possui pendências no Cadastro Único (CadÚnico).

Ou seja, é importante que a pessoa que recebe o benefício entenda o que é necessário para manter o CadÚnico válido. Ademais, também é útil entender algumas das novas regras relacionadas ao novo Bolsa Família.

Cadastro no Bolsa Família

Inicialmente, vale destacar que as famílias que possuírem um rendimento acima de meio salário mínimo comprovado, vão perder suas contas no Bolsa Família em agosto deste ano. Portanto, quem não deseja passar por este problema, deve estar devidamente atento ao seu cadastro.

Afinal, desde que novas regras passaram a ser implementadas no Bolsa Família, milhares de beneficiários perderam suas contas devido às irregularidades que possuem relação com a renda. Neste cenário, é útil destacar as condicionalidades do programa social:

  • Acompanhamento e garantias do pré-natal para gestantes;
  • Manter o comprovante de frequência escolar dos menores de idade da família;
  • Acompanhamento da situação de mães amamentando;
  • Estar presente em campanhas socioeducativas voltadas para o combate do trabalho infantil.
  • Carteira de vacinação própria e da família atualizada.

Regras

Além da questão do CadÚnico, o beneficiário do Bolsa Família deve se atentar para a renda limite do programa, que é de R$ 218 por pessoa. Contudo, com a Regra de Proteção, este montante pode chegar até meio salário mínimo.

Em suma, a Regra de Proteção do Bolsa Família serve para que o beneficiário que aumentou sua renda, especialmente por meio do trabalho de carteira assinada, siga recebendo o valor do Bolsa Família por até dois anos. Contudo, o montante de benefício pago pelo governo cai pela metade.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital