Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo irá bloquear o cadastro DESTAS pessoas em janeiro

De acordo com o governo federal, ESTES beneficiários serão bloqueados do Bolsa Família por ESTE motivo. Confira!

De acordo com o comunicado do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a partir de janeiro de 2024, os beneficiários do Bolsa Família que possuem inconsistência nos dados do CPF no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão o pagamento do benefício bloqueado. 

Dessa forma, o desbloqueio ocorrerá após regularização da situação junto à Receita Federal. E, caso a regularização não aconteça em até seis meses, haverá cancelamento dos benefícios. Assim, a medida tem o objetivo de garantir que o benefício atenda às pessoas que realmente são elegíveis. Confira mais detalhes!

Bloqueio do Bolsa Família

Portanto, o MDS ressalta que, para esclarecimento de dúvidas acerca do CPF e do Bolsa Família, é possível entrar em contato por meio do Disque Social 121. Além disso, vale ressaltar que problemas desse tipo já vêm resultando no bloqueio de novas famílias ao Bolsa Família desde agosto deste ano.

Veja também: 5 dicas para aumentar suas chances de ganhar na Mega da Virada 2023; confira

Ademais, todas as famílias receberão informações acerca da situação do CPF e receberão orientação sobre como proceder para solucionar o problema. Assim, tal notificação será realizada através do aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS) e também pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como regularizar sua situação

Enfim, para regularizar a pendência, como dito anteriormente, as famílias deverão verificar a situação do CPF junto à Receita Federal. E, após a regularização no órgão, será necessário efetivar uma atualização no CadÚnico.

Assim, vale ressaltar que o procedimento de regularização do CPF pode ser feito por meio do site da Receita Federal, realizando os seguintes passos:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Clicar em “Meu CPF”;
  • Selecionar “Atualizar CPF”;
  • Clicar em “Etapas para a realização deste serviço”. 

Além disso, também é possível realizar a regularização do CPF suspenso no link “Regularizar CPF”. Ademais,  a regularização também pode ser feita de forma presencial em uma unidade da Receita Federal, agendando previamente o atendimento. Por fim, o tempo de espera estimado para esse serviço é de 15 minutos.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital