Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família pode passar por GRANDES mudanças; veja as principais

Bolsa Família pode passar por GRANDES mudanças nos próximos meses. Clique aqui para ver o que o governo quer alterar no programa social

Beneficiários dos programas sociais do governo devem ficar atentos com o novo grupo de trabalho do Ministério do Desenvolvimento. Afinal, o Bolsa Família pode passar por grandes mudanças de acordo com as decisões dessa equipe. 

Atualmente, o Governo Federal se baseia nas informações do Cadastro Único (CadÚnico) para determinar quais pessoas podem participar dos programas sociais. Assim, a missão do novo grupo de trabalho é redefinir os critérios de quem pode entrar nos programas. 

A autorização saiu hoje (10) no Diário Oficial da União (DOU) e permite que o Ministério do Desenvolvimento crie a equipe. O prazo para a apresentação do relatório final é de 60 dias, que pode ter uma prorrogação de mais 60 (120 dias no total). 

Bolsa Família pode passar por grandes mudanças na fiscalização do programa

De acordo com o Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, além de rever os critérios para entrar nos programas sociais do governo, o grupo de trabalho deve procurar soluções para:

  • Melhorar o acompanhamento e fiscalização das famílias que estão nos programas;
  • Aprimorar a forma como as equipes recolhemas informações do CadÚnico;
  • Aperfeiçoar a forma como o CadÚnico compartilha informações com outros órgãos do governo.

Dessa forma, o Ministérios do Desenvolvimento continua fazendo alterações no Bolsa Família, que começaram no início do ano. Por exemplo:

  • Pente fino do CadÚnico de tirou 1,5 milhão de pessoas do Bolsa Família;
  • Recadastramento de 1,2 milhão de famílias unipessoais;
  • Volta das exigências para receber o benefício: cartão de vacinação em dias, acompanhamento pré-natal, frequência escolar mínima e acompanhamento nutricional das crianças até 7 anos. 

Quem vai participar do grupo de trabalho?

Em um primeiro momento, o grupo de trabalho contará apenas com pessoas que atuam no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Entretanto, como o Bolsa Família pode passar por grandes mudanças, pessoas de outros órgãos e organizações sociais podem ser convidadas para fazer parte das discussões.

Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social