Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolso dos brasileiros pode ser impactado por definição da taxa de juros nos EUA; entenda

Descubra como a taxa de juros dos EUA pode comprometer a capacidade de compra da população brasileira como um todo.

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo. Consequentemente, o que acontece lá influencia os demais países do globo, principalmente os emergentes. Por isso, o mercado sempre está atento à taxa de juros dos EUA e aos seus índices de inflação.  

Mas como a taxa de juros dos EUA pode impactar o bolso dos brasileiros? Mesmo parecendo que o desempenho da economia americana não causa impactos diretos na vida da população, isso não é verdade. Em publicação nas suas redes sociais, o Banco Central explicou o que pode acontecer.  

Dessa forma, existem duas consequências diretas em relação à taxa de juros, sendo que ambas podem corroer o bolso dos brasileiros, mesmo que demore um pouco para percebermos os efeitos.  

Taxa de juros dos EUA diminui o poder de compra dos brasileiros 

Quando o governo americano aumenta a taxa de juros dos EUA, o dólar se valoriza em relação ao real. Consequentemente, será necessária uma quantidade maior de moeda brasileira para comprar os produtos e serviços que vêm dos Estados Unidos.  

Veja também:

Salário extra do Governo para brasileiros está liberado; veja se você tem direito

Dessa forma, alguns itens vão ficar mais caros, sendo que o aumento nos preços é o principal motivo para o avanço da inflação no mercado nacional. Ou seja, quando os juros sobem por lá, o poder de compra cai por aqui. Nesse caso, o Banco Central pode ser obrigado a aumentar a Selic para combater a inflação, o que compromete o acesso ao crédito da população.  

Imagem: Jo Panuwat D / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Fuga de investimentos 

Outro impacto da taxa de juros dos EUA é a fuga de investimentos, já que as aplicações nos Estados Unidos, além de mais rentáveis, oferecem menos riscos para os investidores. Nesse cenário, novamente o Banco Central pode precisar aumentar a taxa de juros do Brasil. Assim, ele mantém o mercado financeiro nacional atrativo para investimentos.  

Da mesma forma, quanto mais alta a taxa de juros do Brasil, mais caro fica o crédito e menor o poder de consumo da população. 

Imagem: Jo Panuwat D / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital