Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro já tem um novo emprego para 2023

Após a vitória de Lula, Jair Bolsonaro terá um cargo no PL, partido ao qual é filiado, depois de deixar a Presidência da República, no dia 1º de janeiro. Assim, o acerto foi feito com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto. 

Desse modo, Bolsonaro e Costa Neto conversaram na última segunda-feira (31) sobre o futuro do presidente. 

Bolsonaro não se reelege pela primeira vez 

Primeiramente, a derrota de Bolsonaro para Lula (PT) no segundo turno foi a primeira vez que o atual presidente perdeu uma eleição na vida. Isso porque desde 1988 ele vinha conseguindo se eleger para os mandatos que disputou. Assim, 2023 será o primeiro ano em mais de três décadas em que Bolsonaro não terá mandato. 

Portanto, o fato de Bolsonaro perder o foro privilegiado foi um dos motivos para ele buscar o cargo no PL. O presidente busca contar com o corpo de advogados do partido. 

Qual será o cargo?

Bolsonaro atuará no PL como consultor. Sendo assim, ele deverá ter um escritório político em que organizará uma oposição ao governo Lula. Assim, Valdemar estuda ceder uma sala em conjunto de edifícios na parte central de Brasília para servir de base para o presidente. 

Bolsonaro ficará em Brasília próximo aos seus filhos Flávio Bolsonaro, senador, e Eduardo Bolsonaro, deputado, que continuarão morando na capital. 

Sendo assim, o avanço dessa negociação com o PL em torno do cargo contribuiu para presidente ter feito, na terça-feira (1°), isto é, dois dias depois da eleição, o pronunciamento em que sinalizou o início da transição de governo e garantiu cumprir a Constituição. 

Quais os direitos dos ex-presidentes? 

De acordo com a lei, ex-presidentes podem ter um conjunto de seguranças e assessores custeados pelo estado. Além disso, o PL também garantiu que ajudará o presidente na contratação de advogados para responder aos processos que estão tramitando em diferentes tribunais.

Imagem: BW Press / Shutterstock.com