O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser deportado dos Estados Unidos após palestra realizada nesta terça-feira (31), em Orlando, na Flórida. A deportação pode acontecer caso o ex-presidente brasileiro seja remunerado pela pela participação no evento.
Bolsonaro pode ser deportado dos EUA após palestra
O ex-presidente Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no final de dezembro, antes mesmo de completar o mandato de presidência no Brasil.
Um possível pagamento pela palestra por um empregador dos Estados Unidos pode tornar Bolsonaro passível de punição por infringir as leis norte-americanas de imigração, podendo ser deportado.
Visto solicitado por Bolsonaro não permite atividades remuneradas
O ex-presidente Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no final de dezembro, antes mesmo de completar o mandato na presidência do Brasil. Contudo, a entrada do político ocorreu com um visto A1, destinado às autoridades.
O documento venceu no dia 1º de janeiro, após o ex-presidente terminar o mandato, assumido pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dessa forma, o advogado do ex-presidente, Felipe Alexandre, pediu um novo visto para o político permanecer nos Estados Unidos. Contudo, o documento solicitado ao país norte-americano foi do tipo B1/B2, visto de viagens a negócios e turismo.
Assim, a autorização não permite que o visitante realize atividades remuneradas. Ou seja, Bolsonaro pode realizar palestras, mas não pode receber por elas.
Apoiadores compraram ingresso para evento
Nesta terça-feira (31), Jair Bolsonaro participou de um evento do grupo Yes Brasil USA. Os apoiadores do ex-presidente pagaram ingressos para participar do evento.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Na próxima sexta-feira (3), Bolsonaro participa de um evento em Miami, organizado pela Turning Point USA, formado por pessoas associadas ao ataque em Capitólio.
Ao portal UOL, o advogado do ex-presidente brasileiro afirmou que Bolsonaro está recebendo orientações a respeito das participações em palestras e eventos nos Estados Unidos. No entanto, o político ainda não tem data de retorno para o Brasil.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já retornou ao Brasil e participa da cerimônia de posse dos senadores e da eleição da Mesa Diretora no Senado Federal.
Imagem: Ettore Chiereguini/ shutterstock.com
