Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro pode ser deportado dos EUA após palestra

O ex-presidente Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no final de dezembro, antes mesmo de completar o mandato de presidência no Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser deportado dos Estados Unidos após palestra realizada nesta terça-feira (31), em Orlando, na Flórida. A deportação pode acontecer caso o ex-presidente brasileiro seja remunerado pela pela participação no evento. 

Um possível pagamento pela palestra por um empregador dos Estados Unidos pode tornar Bolsonaro passível de punição por infringir as leis norte-americanas de imigração, podendo ser deportado. 

Visto solicitado por Bolsonaro não permite atividades remuneradas

O ex-presidente Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no final de dezembro, antes mesmo de completar o mandato na presidência do Brasil. Contudo, a entrada do político ocorreu com um visto A1, destinado às autoridades.

O documento venceu no dia 1º de janeiro, após o ex-presidente terminar o mandato, assumido pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Dessa forma, o advogado do ex-presidente, Felipe Alexandre, pediu um novo visto para o político permanecer nos Estados Unidos. Contudo, o documento solicitado ao país norte-americano foi do tipo B1/B2, visto de viagens a negócios e turismo.

Assim, a autorização não permite que o visitante realize atividades remuneradas. Ou seja, Bolsonaro pode realizar palestras, mas não pode receber por elas. 

Apoiadores compraram ingresso para evento 

Nesta terça-feira (31), Jair Bolsonaro participou de um evento do grupo Yes Brasil USA. Os apoiadores do ex-presidente pagaram ingressos para participar do evento.

Na próxima sexta-feira (3), Bolsonaro participa de um evento em Miami, organizado pela Turning Point USA, formado por pessoas associadas ao ataque em Capitólio. 

Ao portal UOL, o advogado do ex-presidente brasileiro afirmou que Bolsonaro está recebendo orientações a respeito das participações em palestras e eventos nos Estados Unidos. No entanto, o político ainda não tem data de retorno para o Brasil. 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já retornou ao Brasil e participa da cerimônia de posse dos senadores e da eleição da Mesa Diretora no Senado Federal. 

Imagem: Ettore Chiereguini/ shutterstock.com