Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro trancou as portas do Planalto e Lula teve que chamar um chaveiro

A gestão de Bolsonaro trancou as portas do Planalto um dia após o ex-presidente ir para os EUA. Entenda a situação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem o Palácio do Planalto mais como ambiente de trabalho desde a última sexta-feira (30).

Contudo, os sinais de sua passagem pelo local ainda ressoam no Governo Lula III. Exemplo disso são os relatos de que a gestão Bolsonaro trancou as portas do prédio onde funciona o gabinete presidencial. Um chaveiro precisou ser chamado.  

Gestão Bolsonaro trancou as portas

Quem compartilhou o relato com o público foi a jornalista Natuza Nery, da GloboNews. Ela contou a apuração de bastidor ao colega César Tralli durante participação no Jornal GloboNews – Edição das 18h, apresentado por ele.  Natuza relata que parte da equipe do novo governo chegou ao Palácio no último sábado (31), e encontrou todas as portas trancadas.

“Precisou-se chamar um chaveiro para abrir as portas de gabinetes do Palácio do Planalto”, salientou a jornalista no final da tarde da última terça-feira (3). Para ela, o fato de que a gestão Bolsonaro trancou as portas do prédio ilustra o grau de “hostilidade” e “bizarrices” da transição entre governos.

Desde a última segunda-feira (2), de acordo com o jornal O Globo, a Polícia Federal tem feito a limpeza e de varredura do Palácio do Planalto. O procedimento tem o objetivo de garantir que não exista escutas ou grampos ilegais no local.

Também na última terça, Natuza relatou que no segundo andar do palácio, onde aconteceu a solenidade da posse, ainda era possível encontrar “muitos militares”. Durante a gestão de Bolsonaro, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) funcionava no pavimento.

Terceiro andar do Palácio

Na ocasião, a jornalista relatou ter deduzido que a varredura no local ainda não havia acontecido.  “Fiz um teste e subi até o terceiro andar, onde fica o Presidente da República. Cheguei bem pertinho do gabinete”, narrou.

Normalmente, a imprensa não é autorizada a circular por lá. “Não cheguei a entrar no corredor onde fica o gabinete, mas numa espécie de antessala. […] Então, as varreduras que podem ter acontecido [no local], podem ter acontecido já no domingo”, concluiu.

A gestão Bolsonaro trancou as portas encontradas pela equipe do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um dia após o ex-presidente viajar. Bolsonaro foi para os EUA na última sexta, um dia antes do fim de seu mandato, em um avião da Força Aérea Brasileira.

Imagem: Salty View / shutterstock.com