Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bomba! Em meio à crise, PRESIDENTE acusa agência fiscal de CORRUPÇÃO

Presidente acusa agência fiscal de corrupção e de trabalhar contra o aumento da arrecadação. Clique aqui para entender.

Durante pronunciamento, presidente acusa agência fiscal de corrupção. De acordo com ele, alguns membros da equipe de trabalho do órgão participam de esquemas de evasão fiscal em troca de suborno. O que explicaria a baixa arrecadação do governo nos últimos anos.

Desde que assumiu o cargo de presidente do Quênia, em agosto de 2022, William Ruto vem enfrentando fortes problemas econômicos, como a desvalorização da moeda nacional, diminuição da arrecadação tributária e o constante aumento dos preços dos produtos.

Diante desse cenário, o mandatário já tentou várias táticas, como pedir que as pessoas que tivessem dólares em suas contas colocassem o dinheiro no mercado para segurar a desvalorização do xelim queniano. Hoje a cotação da moeda americana é de 138,35 xelins.

Presidente acusa agência fiscal de corrupção enquanto tenta aumentar a arrecadação

O governo queniano está preparando uma série de medidas para aumentar a arrecadação do país. Entretanto, essa ação não é bem-vista por parlamentares de oposição e nem pela população em geral, já que envolveria o aumento de tributos.

Em meio a essa disputa, o presidente acusou agência fiscal de corrupção, apresentando os crimes dos funcionários da agência como um dos motivos para a baixa arrecadação fiscal do Quênia. De acordo com William Ruto, as operações do órgão são baseadas em conluios e corrupção.

Além disso, os funcionários corruptos seriam os responsáveis por frustrar as tentativas do governo de aumentar o recolhimento dos impostos.

Problema antigo

Em 2019, 75 funcionários da agência fiscal do Quênia foram presos sob acusações de receber suborno e de evasão fiscal. Desde então, o governo está lutando contra a corrupção dentro do órgão e, por isso, o presidente acusar a agência não é algo surpreendente.

Diante desses fatos, o órgão fiscal queniano está passando por um pente-fino. Entretanto, Ruto afirma que os agentes corruptos estão fazendo de tudo para impedir que o governo identifique as falhas na arrecadação dos contribuintes.

Imagem: CrizzyStudio / shutterstock.com