Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil bateu recorde turistas em janeiro: 868 mil estrangeiros visitaram o país

Brasil bateu recorde de turistas no mês de janeiro com 868 mil estrangeiros no país. Confira mais detalhes sobre o cenário promissor.

Em janeiro deste ano, o Brasil recebeu 868.587 turistas estrangeiros, segundo as informações da Polícia Federal da última segunda-feira (6). Esse número é um recorde dos últimos quatro anos e ultrapassa  o número pré-pandemia de 756.883 visitantes em 2019.

Essa alta de 100 mil visitantes ao país é um sinal positivo para o turismo. Isso porque, desde a retomada do setor após a pandemia de Coivd-19, os números subiram de forma lenta, abaixo da média internacional. 

O presidente Lula comemorou a alta registrada no mês de janeiro e disse que “o mundo está voltando a vir para o Brasil”. A frase foi publicada no perfil oficial de Lula no Twitter na última terça-feira (7).

Estrangeiros no Brasil 

Não foi só Lula que comemorou a volta do turismo no país. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, repostou, em sua conta no Twitter, uma publicação do Ministério do Turismo enfatizando a mudança de cenário no país. Para Freixo essa alteração se deve à mudança de governo e à nova perspectiva dos outros países com relação ao Brasil. 

Embora o número de estrangeiros tenha subido, é importante ressaltar que, durante todo o ano de 2022, segundo informações da PF, o país recebeu 2.689 milhões de turistas. Esse número é 55% menor do que foi registrado em 2019, quando 4.947 milhões de estrangeiros chegaram ao Brasil.

Turismo no mundo

Um fato a ser destacado é que, de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), apesar das restrições de viagens impostas em 2022 pela China, maior emissor de turistas do planeta, a circulação de turistas em todo mundo atingiu a marca de 63% dos níveis antes da pandemia.

Em outros lugares os resultados foram mais positivos, como no Oriente Médio, onde a porcentagem chegou a 83% dos números anteriores. Na Europa os níveis também foram satisfatórios, alcançando 80%. As duas regiões foram as que tiveram o melhor nível de retomada de atividade turística internacional. 

Em contrapartida, o Brasil ficou abaixo da média dos países da África, que chegou a 63%, e das Américas, que alcançou os 66%. Ou seja, o país obteve um dos piores desempenhos entre os demais países que já tinham fronteiras abertas após as campanhas de vacinação.

Imagem: Vitalii Matokha/ Shutterstock