Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil bombando? Nota de crédito do país sobe para “BB”; saiba o que isso significa

Entenda porque uma grande agência mudou a nota de crédito do país e reviu a projeção de crescimento do Brasil. Saiba mais!

A Agência Fitch, uma empresa de classificação de risco, elevou a nota do Brasil nesta quarta-feira, 26 de julho de 2023. Conforme o grupo, a nota de crédito do país passou de “BB-” para “BB”, com projeções de estabilidade.

Ou seja, a Fitch aponta para um cenário mais positivo e estável para o Brasil, especialmente por ações do governo ao longo deste primeiro semestre. Inclusive, as mudanças fiscais também indicam um cenário positivo para o país.

Todavia, ainda que a avaliação da nota de crédito do país tenha aumentado, o Brasil segue abaixo do patamar esperado. Ademais, a Fitch também revisou a expectativa sobre alguns indicadores econômicos do país para este ano.

Melhora na nota de crédito do país

Em suma, a elevação na nota do Brasil acontece devido a “um desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado”, segundo a Fitch. Simultaneamente, a empresa apontou que as expectativas sobre a reforma fiscal servem para apontar o país como uma nação mais confiável.

Inclusive, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, celebrou a variação na nota de crédito do país. Conforme o ministro, é um passo relevante, afinal “é a primeira das grandes agências a mudar a nota”.

Além disso, o ministro da Fazenda complementou que “continua acreditando que a harmonia entre os poderes é a saída para que nós voltemos a obter o grau de investimento para um país do tamanho do Brasil”.

Expectativa para o Brasil

Além da nota de crédito do país, a Fitch revisou uma série de questões relacionadas à macroeconomia nacional. Neste cenário, destaque para a projeção de crescimento do Brasil para este ano, que passou de 0,7% para 2,3%.

Por fim, o grupo ponderou que esse foi um dos fatores para aumentar a nota de crédito do país. Contudo, a previsão é que o desempenho tão positivo não siga para os próximos anos. A empresa apontou que o Produto Interno Bruto do Brasil deve diminuir 1,3%, em 2024, e que siga para 2% ao longo dos anos seguintes.

Imagem: Thapana_Studio/ shutterstock.com