Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil lidera lista de 34 países cuja conta de luz mais pesa no orçamento; confira o ranking

Brasil lidera o ranking mundial por conta da alta impactante dos custos de energia elétrica na renda familiar. Conheça o ranking

Os brasileiros enfrentam o maior impacto da conta de luz em seus orçamentos comparado a outros 33 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com um levantamento recente da Abrace Energia, o valor gasto com energia afeta mais os brasileiros do que aqueles em países como Estados Unidos, Espanha e Canadá.

Abrace Energia informou que, em média, 1/4 dos gastos mensais de uma família é com energia. O presidente da organização, Paulo Pedrosa, explicou que esse cenário precisa ser considerado em análises econômicas mais amplas, não apenas na comparação direta de tarifas.

Como esse ranking foi feito?

Imagem de uma lâmpada ao lado de três pilhas de moeda em ordem crescente representando a conta de luz.
Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com

Para estabelecer o ranking, levou-se em consideração dados de 2022 da tarifa residencial brasileira, tarifas residenciais de países da OCDE e o PIB per capita. Conforme a Abrace, essa comparação é a mais apropriada uma vez que proporciona uma sensibilidade maior de quanto o custo de um mesmo volume de energia realmente impacta o orçamento da população em cada país.

Ademais, a Abrace prevê que os brasileiros irão desembolsar cerca de R$ 119 bilhões em contas de energia durante 2023. Ou seja, isso representa em torno de R$ 10 bilhões por mês. Do valor total da energia elétrica, a associação estimou que 60% seja para cobrir os custos com geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, enquanto os 40% restantes se constituem de “taxas, subsídios e impostos”.

Conheça a lista

De acordo com a pesquisa, o peso da conta de luz no orçamento dos brasileiros encabeça a lista. No entanto, outros países, como Estados Unidos e Canadá, também aparecem na lista. Isso mostra que a temática, e sobretudo o debate sobre seu custo e distribuição, permanece como uma problemática de largo alcance e com impactos que afetam diretamente o dia a dia de cidadãos de vários países.

Veja também:

Horóscopo do dinheiro e do trabalho: veja as previsões para seu signo nesta semana (09/10 a 15/10)

Dessa forma, confira o ranking completo a seguir:

  1. Brasil
  2. República Tcheca
  3. Grécia
  4. Espanha
  5. Costa Rica
  6. Itália
  7. Chile
  8. Letônia
  9. Eslováquia
  10. Portugal
  11. Polônia
  12. Países Baixos
  13. Turquia
  14. Lituânia
  15. Bélgica
  16. Reino Unido
  17. Estônia
  18. Dinamarca
  19. Alemanha
  20. Hungria
  21. Eslovênia
  22. França
  23. Áustria
  24. Finlândia
  25. Nova Zelândia
  26. Suécia
  27. Coréia do Sul
  28. Irlanda
  29. Noruega
  30. Suíça
  31. Canadá
  32. Estados Unidos

Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com